segunda-feira, janeiro 08, 2007

VIVER EM PENICHE

A revista “ÚNICA” do jornal “EXPRESSO” de 6 de janeiro pp, traz um artigo sobre o “top” 50 das cidades portuguesas.
No “ranking” e numa pontuação para diversos items de classificação, a cidade de Peniche aparece classificada em 21º lugar. Este resultado é bem melhor do que nós temos em mente quando comparamos a nossa cidade com outras mesmo de dimensão semelhante à nossa.
São 20 os critérios escolhidos pelo Jornal “Expresso” e a pontuação a atribuir a cada um varia entre 0 e 100 pontos.
São-nos atribuídos menos de 50 pontos (uma classificação negativa), em ESPAÇOS VERDES, GOVERNANÇA E CIDADANIA, CAPACIDADE DE ATRACÇÃO ESTUDANTIL e DESEMPENHO ECONÓMICO. Em todos os outros parâmetros, foi-nos atribuída uma classificação de 50 ou mais pontos. Num total de 2000 pontos viemos assim a somar 1040 pontos.

Com os mesmos pontos que nós aparece Portalegre e abaixo de nós surgem cidades como, Leiria e Vila Nova de Gaia, e abaixo dos 1000 pontos Chaves, Santarém, Almada, Castelo Branco, Portimão, Barreiro e Amadora.
Independentemente do juízo de valor que possamos fazer sobre este tipo de classificações e quem as realizou, o que é verdade é que valem o que valem e merecem ser meditados.
Alguns dos factores negativos que nos apontam podem ser corrigidos com criatividade e força de vontade. Só nos parece mais difícil melhorar o desempenho económico porque temos uma economia muito dependente e que é limitada em grande parte por causas que nos são exteriores.
Curioso é como se percebe tão bem o nosso défice de participação democrática. Quem havia de dizer...
------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu VOTO SIM à despenalização do aborto
------------------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

Anónimo disse...

Só para constar: na mesma lista, Angra do Heroísmo surge em 4º lugar do ranking, sendo que Ponta Delgada surge em 6º, existindo dois 5ºs classificados.
'Tá-se bem por cá :)
A Horta fica atrás de Peniche 3 lugares, surgindo em 24º. Conhecendo as duas "cidades", não comento apenas por não ter estudado os valores atribuídos a cada um dos critérios de avaliação.
'Tá-se bem por cá. Por aí também não se 'tá tão mal quanto às vezes parece.

Anónimo disse...

Este fim de semana perdi o "Expresso", por isso não li o estudo em referência que apesar de se fundamentar em critérios pessoais ou editoriais, deve deixar-nos um pouco babados. Há que aproveitar estas poucas oportunidades para elevarmos a nossa auto-estima. Afinal temos um conjunto de Recursos naturais invejáveis e um legado patrimonial de grande significado. Apenas necessitamos de Estratégia, Criatividade e de Competência. Peniche vale a pena.

Anónimo disse...

Também me deixa muito satisfeito esta classificação, no entanto não tapemos o sol com a peneira, não se esqueçam do mais importante: as PESSOAS, e as pessoas para viverem precisam de trabalho (sem ser precário) e de ganhar o suficiente para poder viver, pois tudo aumenta muito mais que os ordenados (eu já não uso cinto, pois não tenho mais buracos para apertar). Não sei se isto também era um dos parâmetros do referido estudo.