domingo, outubro 05, 2008

5 DE OUTUBRO
DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Não tenho nada a ver com as “fandanguices” com que certa gente celebra este dia. Não tenho nada a ver com "sindicalices atoleimadas".
O meu dia Mundial do Professor tem a ver com a Dr.ª Maria Fernanda minha professora de Português no Ciclo Preparatório. Tem a ver com o Prof. Adelino Mamede. Com a Eng.ª Maria Beatriz. Com o Dr. Carvalho de Lima.
Tem a ver com o Pintor Edgar Sardinha. Com a Dr.ª Frade Agulha. Tem a ver com as pessoas que na Escola a constroem em cada palavra. Em cada acto. São professores a Maria José e a Maria da Luz. São professores a Julieta e a Dr.ª Maria Beatriz. Foi meu professor o meu pai. Sem a Zinha e sem Margarida Patrício eu não teria sido a pessoa que fui.
O Fernandinho e o Tiago. O Carlos Rebelo e a Leonor ensinaram-me a ser professor. Se hoje ainda me sinto professor é porque fui feliz na Escola. Foi uma fonte de encontros e lutas. De alegrias e de tarefas.
Mereceu a pena ter sido aluno e ter sido professor. Mereceu a pena ser Encarregado de Educação e autarca. A Escola foi e é a minha vida. Todas as minhas memórias começam e acabam nela.

1 comentário:

mariajea disse...

Foi de facto por mero acaso que vim "descobrir" o seu blogue...e porquê?
...é que passou por meu pensamento uma procura pelo Google de uma figura de grande prestígio, que não vejo faz 40 anos.
Refiro-me ao tempo em que fui Professora de Desenho em Peniche e em que o nosso Director da Escola D.Luis de Ataíde, Pintor Edgar Sardinha foi meu professor de Pintura em Lisboa.

José Maria, será a mesma pessoa que menciona no seu texto??

...vou pedir-lhe o maior favor do mundo...a sua resposta.

O meu muito Obrigada do tamanho do Mundo.

Maria José