sábado, outubro 18, 2008

CONDENAÇÃO
Polícia de Segurança Pública. Guarda Nacional Republicana. Polícia Internacional de Defesa do Estado. Guarda-fiscal. Legião Portuguesa. Acção Nacional Popular. Informadores, mais que muitos. Todas estas instituições estiveram sediadas em Peniche até 25 de Abril de 1974. Para além disto, ou por causa disto, tínhamos uma Prisão Política situada na Fortaleza de Peniche.
Durante muitos anos alguns aspectos de desenvolvimento económico, nomeadamente no que ao Turismo diz respeito, foram condicionadas por aquela realidade.
Quase 35 anos depois, nós em Peniche que fomos condenados por sermos mais conhecidos como exemplo da repressão do Estado Novo, temos que continuar condenados pelo mesmo motivo.
A requalificação da Fortaleza em Pousada, mantendo o Museu da Resistência é um contributo que pode ser dado ao Povo da Cidade de Peniche pelo que já teve que suportar. Condenar esta gente a ter que ser um exemplo definitivo deste interregno de vergonha na história de Portugal, parece ser uma atitude violenta e sem sentido. Uma Associação que ninguém sabe de quantos elementos é composta e quais são de facto as acções que já promoveu em escolas e instituições culturais no Portugal real, inunda agora os média com protestos contra a criação de um local aprazível em Peniche, onde co-habite com uma parte da nossa História contemporânea.
Não retiro nenhum dos méritos a quem os possa ter. E já que conseguem influenciar a imprensa, trabalhem para que o que vier a ser feito respeite toda a história da Fortaleza e não só uma parcela ainda que importante da sua existência. E já agora expliquem às autoridades locais que aquele é o pior local possível para um Museu Municipal. E porquê.

Sem comentários: