terça-feira, outubro 07, 2008

“NÃO APAGUEM A MEMÓRIA”
fotos H. Blayer Tenho um enorme respeito por Irene Pimentel. Pela sua actividade de recuperar para a memória colectiva o que foi quase meio século do Regime do Estado Novo. E tenho um enorme respeito pela memória colectiva que representa para Peniche a sua Fortaleza.
Esta que começou a ser construída no séc XVI e concluída no séc. XVII, com o objectivo de constituir uma defesa para eventuais invasões por mar de Peniche.
Desde essa altura a Praça de Peniche constituiu um Baluarte de defesa do Reino, com um breve interregno no período das invasões napoleónicas. O Regimento de Peniche é uma das memórias que alguns guardam e que perdurou até hoje. Falar da Fortaleza de Peniche como uma Prisão é falar de uma parte da sua memória. Mais de 300 anos de História deste monumento, exigem que lhe seja prestada uma salvaguarda que não se compadece com saberes que ainda que importantes, são uma parte do todo. Afinal como prisão funcionou menos de 1/6 da sua vida.
É claro que advogo que uma parte deste monumento seja reservado para perpetuar o que ele nunca deveria ter sido. O meu avô, fez parte do pequeno grupo que a inaugurou como prisão política do Estado Novo, em 16 de Fevereiro de 1927. Não quereria que esta parte da memória se perdesse.Mas acredito que a Fortaleza pode ser Pousada de 1ª, mantendo a sua recordação de também prisão política. Confio na Câmara Municipal de Peniche para defesa deste princípio. Se o PCP não fosse capaz de o fazer, quem o faria?
É claro que gostaria que fosse apresentado à população e aos interessados em geral, uma maqueta do aproveitamento da Fortaleza e da compatibilização de espaços. Aquele espaço é de todos e não de uma autarquia em particular. Depois de apresentada publicamente a maqueta e de serem aceites sugestões, reclamações e recomendações, então os autarcas e quem está envolvido neste processo que o faça avançar. A Fortaleza e Peniche, não só precisam deste aproveitamento, como ele é essencial para o seu desenvolvimento turístico-cultural.

Sem comentários: