segunda-feira, outubro 20, 2008

JUSTIÇA? A 1ª página de um jornal de que não gosto particularmente, o “24 Horas” , noticia hoje que uma freira foi presa por não pagar o bilhete de eléctrico.
Não está em causa a criatura ser freira. Isso não a torna à partida melhor pessoa. Não se trata de pertencendo a uma ordem religiosa, esta não ter arranjado um advogado que a tivesse libertado de cumprir a condenação. Não se trata de ser uma pessoa sem dinheiro.
Aqui o que está em causa é quando se aprovam na Assembleia da República 20 mil milhões de euros para cobrir a “merda” que os bancos fizeram, quando gente que vende azeite marado é mandada em liberdade, quando se assassinam pessoas à frente da PSP e são mandados em liberdade com “aquela coisa” de verificação de residência, quando “um tipo” é condenado por fraude e vai viver para Londres rindo-se de nós todos, a freira apanha pena de prisão por não ter pago o bilhete de eléctrico?
Valha-nos Deus. Então o “burro” do Juiz não podia ter aplicado uma pena de trabalho comunitário à criatura? Agora prisão? Está tudo doido. Mesmo que a freira tivesse feito um escândalo público seria caso para prisão? E a companhia que não recebeu o dinheiro do bilhete? Tem sido cumpridora com os seus trabalhadores? E quantos dos seus gestores que a lesaram com má gestão é que foram condenados?
Se isto é a Justiça em Portugal eu quero ir para a Coreia do Norte. Nenhum cidadão no seu juízo perfeito consegue compreender isto.

Sem comentários: