sábado, outubro 11, 2008

COM A DEVIDA VÉNIA
Transcrevo do “NOTÍCIAS DE VISEU” "Amizade e Liberdade “ em Lamego

Sexta, 10 Outubro 2008 16:09
Quarenta fotografias tiradas na década de 40 do século XX e peças de arte recentemente criadas, baseadas numa amizade sem paralelo que começou na Fortaleza de Peniche há mais de 60 anos, compõem a exposição que estará patente no Museu de Lamego a partir do dia 4 de Outubro e até 2 de Novembro, da autoria da holandesa Winy Smit-Vuijk.
A mostra retrata a história pessoal de uma menina, Winy, que vivia em Peniche nos anos 40, e a quem era permitido, por razões desconhecidas, visitar a prisão todas as quartas-feiras. Aqui travou amizade com Manuel da Silva Almeida, um prisioneiro político, que depois da Revolução de Abril de 1974 foi Governador Civil de Viseu e Presidente da Câmara de Lamego. Winy regressou à Holanda, cresceu, mas a amizade permaneceu.
Manuel da Silva Almeida, que faleceu em 1996, tratava a artista como o “segundo amor da sua vida”. Winy Smit-Vuijk reside actualmente em Inglaterra, mas já viveu, além de Portugal, no Brasil, Moçambique, Venezuela, Austrália e Áustria. A artista, especializada em materiais para tecer, centrando o seu trabalho em temas associados à maternidade, família e descendências, é também professora universitária na OPUS School of Textile Arts (Univ. of Middlesex, England)."

Sem comentários: