quarta-feira, outubro 08, 2008

UM ENIGMA EM PENICHE
Na passada 2ª Feira celebrou-se o “DIA MUNDIAL DA ARQUITECTURA” e 10 anos sobre a constituição da Ordem dos Arquitectos. Salvo alguns exemplos (poucos) que vão sobrando do passado da voracidade dos promotores imobiliários, são raros os casos em que em Peniche nos é dado observar a intervenção de arquitectos no que aqui se vai edificando.
E tanto faz falarmos de construções particulares como de imóveis públicos. O último caso de uma intervenção de qualidade num espaço considerável, é o do Lar de Santa Maria. Refiro-me a construções sem paralelo noutros pontos do país. E no entanto trabalham arquitectos na Câmara Municipal. E no entanto quase todas as construções dos últimos anos autorizadas pela Câmara Municipal são assinadas por arquitectos.
Mas qual é o fio condutor da construção em Peniche? É verdade que na Atouguia da Baleia podemos encontrar alguns casos de intervenções que podemos considerar brilhantes. Mas à medida que nos aproximamos da orla costeira, afastamo-nos da qualidade e aproximamo-nos do “pato bravismo”.E no entanto temos aqui qualidade paisagística que mereceria outra leitura. Que nos reservará o futuro?

Sem comentários: