quarta-feira, outubro 22, 2008

- PAI, O QUE HEI-DE FAZER PARA TER UMA CARREIRA POLÍTICA?
- Depende meu filho. Tudo depende de quão alto pretendes chegar. Se pretendes mesmo fazer uma carreira política a nível nacional, tens de tirar uma licenciatura. Uma formação em Direito é um dos melhores caminhos. Se não for essa, qualquer outra serve. Por vezes até um bacharelato dá. Só tens que escolher depois uma “daquelas” universidades, e fazer uma licenciatura seja no que for.
Enquanto estás na Secundária escolhes um partido. O PSD ou o PS, tanto faz. E logo a correr deves tornar-te membro activo de uma qualquer juventude partidária. Quando saíres de Peniche vais oferecer-te para trabalhar na sede nacional do partido. Depois é esperar a tua vez. Com facilidade compreenderás como te deves comportar. Nunca te oponhas a quem estiver no poder ou a quem estiver melhor colocado para quem o vai conquistar. Terás de te comprometer na tua terrinha a passar por uns órgãos autárquicos enquanto durar o teu percurso. Mas isso farás tu com uma perna às costas. De preferência na assembleia municipal. Onde podes perorar à vontade sem que isso deixe quaisquer marcas ou vestígios. É o local mais inócuo para uma subida meteórica nas boas graças das gentes do partido.
Agora se a carreira política que pretendes é mais modesta, assim, aqui na tua terra, é muito mais simples. E em boa verdade não tem muitas diferenças com o que já te disse. Só que a um nível mais modesto. Escolhes na mesma entre o PSD ou o PS. Vais para a juventude partidária respectiva. Fazes o 12º ano e tentas entrar num banco. Dá sempre bom aspecto andar de fato e gravata. Tens de ser católico praticante e enquanto jovem, se fores acólito ajuda. Eu vou para sócio do Clube Recreativo e depois, quando tiveres 18 anos, entras tu para o meu lugar. Frequentas os lugares “in” sabendo que à medida em que fores fazendo anos, tens de te preocupar noutras participações. Ser membro da Assembleia Municipal. Nunca emitires opiniões próprias. Tornares-te Rotário. Começas a escrever no jornal local do teu partido. Esperas pelos 40 anos de idade e tens todas as condições para fazeres uma carreira política autárquica sem dificuldades.
Agora meu filho, é contigo.

Sem comentários: