sexta-feira, setembro 25, 2009

EXERCER O DIREITO DE VOTAR
Não é fácil. Tudo nos empurra para ficarmos em casa e abdicarmos de participar na Grande Farsa montada pelos Partidos Políticos (todos eles sem excepção).
As promessas incumpridas, os compadrios, a corrupação, o faz-como-eu-digo-mas-não-faças-o-que-eu-faço. A distribuição das mais valias criadas no país, oferecendo milhões ali e tostões aqui.
Mas a gente somos sensíveis ao argumento dos que pensam que se Sócrates se comportou de forma tão anti-humanista e democrática com a maioria das pessoas, há que impedi-lo de se sentar outra vez em S. Bento.
Ou assustamo-nos quando olhamos para a cara daquela mulher e percebemos o que representam os que a rodeiam e decidimos que mais vale um Sócrates na mão que a dita cuja no Governo.
Ou deixamo-nos convencer pelo discurso alarmista da falta de segurança e sentimos que um estado policial tem de ser impedido a todo o custo, nem que para isso me tenha de aliar ao Bloco de Cimento.
Ou ficamos assustados porque temos memória, e recordamos as UDPs, ao FEC-MLs, os MÊS, as LUARs e quejandos que esconderam atrás de uma sigla inócua para poderem chegar à distribuição das migalhas do poder, e então antes queremos os betinhos de cascais e os papás da Opus-Dei.
Ou vamos sentir o carinho pelo avozinho que distribui de forma natural simpatia e impropérios contra quem nos torna cada vez mais pobres e lá vamos, porque ele não ganha mas sempre é um novo fôlego com que o animamos.

Mas nenhuma destas razões é razão para votar. Ou antes. É a pior das razões para votar. Eu exerço o direito de voto porque acredito que numa democracia participada e participativa, o que eu digo é importante. Claro que não acreditando nos executores como lhes posso atribuir a minha confiança?
Estes dias que passaram reforçaram a minha vontade do início desta campanha eleitoral. A que acrescentei mais uma definitiva decisão. Nas próximas presidenciais.
Assim sendo, declaro que mantenho o meu VOTO BRANCO.
Por todas as razões que ficam expressas e por todas as outras que ficam por dizer.

EXERÇO O MEU DIREITO DE VOTAR BRANCO

Sem comentários: