sexta-feira, setembro 18, 2009

PARA QUE FIQUE REGISTADO
Quando em 1998 cheguei à Câmara Municipal de Peniche e fui nomeado Vereador do Pelouro da Educação, após três mandatos e 12 anos sucessivos de gestão PSD, iniciei uma visita pelos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo e Jardins de Infância da zona rural do Concelho.
O que vi parecia saído dum filme surrealista. Escolas sem casas de banho a funcionarem minimamente. Os recreios eram zonas de perigo com inúmeros obstáculos susceptíveis de constituírem atentados agressivos à vida das crianças. As escolas de Casal Moinho, S. Bernardino, Casais Brancos, do Filtro, pareciam ter sido varridas por uma hecatombe nuclear.
Escolas e Jardins sem dinheiro sequer para adquirirem ao menos papel higiénico e produtos de limpeza. Carteiras partidas. Materiais didácticos improvisados. Os professores eram autênticos mestres do desenrascanço, com malabarismos extraordinários para poderem acorrer às necessidades educativas dos seus alunos. Alguns Professores adiantavam dinheiro da sua algibeira para os alunos mais carenciados poderem ter os seus livros em tempo útil, porque a CMP só com mais de 3 meses de atraso é que pagava os apoios sociais.
Em pouco mais de 10 anos tudo se alterou. Nos 3 mandatos seguintes, as forças políticas que sucederam ao PSD deram dignidade às Escolas e aos Professores. Os apoios sociais pagos a tempo servem efectivamente para o que foram criados. Os recreios parecem locais tirados de estampas de países com um entendimento claro do que deve ser a educação num concelho que quer construir um futuro melhor para os seus filhos.
E o que aqui afirmo pode ser comprovado pelos jovens com 20 e poucos anos que saíram das escolas há mais de 10 anos. Que Escolas tinham e que Escolas hoje existem depois de o PSD ter desaparecido das responsabilidades de gestão da Câmara Municipal.
Assinalo pois com o maior repúdio, afirmações despudoradas que certos responsáveis dessa força política sobre a qualidade da sua governação. Quando se afirma que o Ensino Superior em Peniche é obra sua, é das mentiras mais ordinárias que eu vi escritas em letra de forma.
Honra seja feita a quem o promoveu efectivamente. Mas nunca ao PSD que se limitou por mandar exarar no Diário da República a existência fantasma de uma Universidade em Peniche, que só assumiu forma depois do PSD ter saído da Câmara Municipal.
Podem alguns ter dificuldade em engolir isto. Mas o PSD foi uma força retrógrada na educação em Peniche.
O mérito da existência da Escola da Atouguia da Baleia, está na necessidade de dar cobertura de toda a população escolar no Ensino obrigatório de 9 anos e na falência da Colégio Atlântico.
Quanto à EBI foi um drama o seu Projecto e a sua Construção. Mas isso só prova a incapacidade do PSD de Peniche no sector da Educação.
O seu a seu dono. E para um partido que diz pugnar pela verdade, melhor faria que se colocasse um freio em alguns dos seus militantes.

Sem comentários: