quinta-feira, março 24, 2011

E AGORA FERREL?

Caído o Governo que sustentava os pequenos-grandes vícios de uns quantos que não foram escolhidos por ninguém e que se limitam a recolher as sobras dos maiorais, a Assembleia da República será dissolvida.
Com essa dissolução caiem uns quantos projectos de Lei, nomeadamente aqueles que pretendiam satisfazer pequeninas vaidades e medalhas para futuros projectos. Entre outros cai a elevação a Vila de Ferrel.
Quero reafirmar aqui o meu respeito e amizade pessoal para com Ferrel e os seus naturais. Tenho lá grandes amigos e pessoas que ajudaram a cuidar de mim mal eu nasci. Sou um amigo de Ferrel. Isso não me impede no entanto de julgar que a sua elevação a Vila é tão pueril como a elevação da Serra de El-Rei a Vila e a elevação de Peniche a Cidade. Estas iniciativas têm como único objectivo poder ser utilizados na lapela como medalhas pelos seus promotores.
A elevação de Peniche a Cidade é da responsabilidade do PPD/PSD.
A elevação da Serra a Vila foi uma iniciativa do PCP/CDU.
Faltava uma medalha destas ao PS aqui no concelho. Vinha agora com a elevação de Ferrel a Vila.
Peniche com esta iniciativa ficava a ser o Concelho português com maior número de cidades e vilas por quilómetro quadrado. E é de esperar que o CDS e o BE se mantenham na prateleira aqui no concelho. Senão teremos dentro em breve as Vilas da Bufarda e de Geraldes.
O Fernando Pessoa definiu estas coisas magistralmente num pequeno ensaio designado por “O Provincianismo Português” que em Peniche se manifesta em plenitude e de que eu reproduzo aqui o parágrafo inicial, podendo em todo o caso para os interessados ser lido na totalidade consultando o Google.

"Se, por um daqueles artifícios cómodos, pelos quais simplificamos a realidade com o fito de a compreender, quisermos resumir num síndroma o mal superior português, diremos que esse mal consiste no provincianismo."

A crise que atravessamos de valores, económica, política e de pensamento, vai ter as suas implicações nos resultados eleitorais que se irão verificar em Junho. Isto vai por certo ter as suas implicações na coroação de Ferrel como Vila. Vai ter de esperar mais uns tempos pelo menos. E também depende da vontade política que então se manifestar. Interessante para Ferrel seria o PS voltar a ganhar as eleições. Mais interessante mesmo só se o PS voltasse a ganhar com maioria absoluta. Obrigar esta gentalha a engolir o Sócrates de novo em todo o seu esplendor, levar-me-ia a rir até às lágrimas. Mas eu tenho as minhas dúvidas que estes cenários hilariantes se manifestem.
A Ferrel e às suas gentes direi que tenham orgulho na sua terra. Vocês, a vossa cultura e património humano que tendes, valem mais que a elevação a qualquer coisa. Vale mais ser um grande lugar, que uma pequena vila. Para tomardes decisões que vos trouxeram para a história contemporânea de Portugal, vocês nunca precisaram de títulos. Bastou-vos a vossa coragem e determinação. Ferrel é das terras onde podemos ver com olhos de ver uma terra que sabe o que quer. De gente trabalhadora e fiável. Nunca Ferrel esperou por nenhum político para fazer a defesa da sua honra. Sejam dignos do vosso passado e do vosso presente e mandem às ortigas a cretinice de vos quererem fazer Vila. Já tendes os melhores legumes da Europa e das melhores ondas do Mundo. Quem quiser que se ajoelhe. Um Ferreleijo não se verga.

Sem comentários: