quarta-feira, março 30, 2011

O NOBEL DA ARQUITECTURA (O que é que isso tem a ver com Peniche?)
O júri do Prémio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitectura, premiou este ano o Arquitecto Eduardo Souto Moura pelo conjunto da sua obra. "Durante as últimas três décadas, Eduardo Souto Moura produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitetura tradicional. Os seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a subtileza". É uma das afirmações contidas no comunicado onde é referenciada a atribuição deste prémio. Para os menos atentos Souto Moura é o autor do Estádio Municipal de Braga, que já constitui um ex-libris daquela cidade.
Também é da sua autoria “A Casa das Histórias” dedicada a Paula Rego e o Monumento ao episódio da “Ponte das Barcas” sito na Ribeira do Porto e de que damos uma imagem colhida do JN.
É esta foto que me fez recordar alguma coisa. Fez-se um flash em mim. Recordei-me do grupo escultórico que se encontra no Campo da República em Peniche, que já começa a aparecer vandalizado.
Sem título, e sem qualquer indicação do autor ou autores, ali está à mercê das análises pouco abonatórias de uns quantos parolos, que de vez em quando decidem abrir a caixa onde se deveriam encontrar os neurónios para deixar escorrer a escória que lá albergam.Acredito que se algum trabalho de Souto Moura fosse feito em Peniche, mereceria exactamente os mesmos impropérios.


Não estamos disponíveis para abrirmos os olhos ao que de inovador vai surgindo. Bom ou mau são tentativas de criar novas fórmulas de interpretação da realidade para que teremos de estar despertos. Ou então tudo vai acontecer sem que alguma vez estejamos preparados.
No fim olhamos para nós e vamos dizer que não demos por nada. Estaremos no fim da cadeia do desenvolvimento do pensamento e da criatividade.

3 comentários:

Manuel Leonardo disse...

Quem e que copiou Quem ? Primeira pergunta .
Segunda pergunta.
E preciso ver outra anomolia,
para alguns , para defacto se comentar o que ja se deveria defender ha muito tempo ? Permitem me que vos lembre outra anomalia ? situada no Santuario de Fatima...
O suposto Crito de ferro torcido Escultura , com os guardioes do templo , belos e perfeitos guardando a entrada
Sera mais uma anomalia ?
Nao .
Somente maneiras de ver a Arte .

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche vancouver Canada

Salvem o porto de pescas ludicas e turistas de Peniche . Reparem a Etar . Livrem nos das areias contaminadas do Fosso das Muralhas .Deem um coval digno ao nosso Hospital no cemiterio de Alcobaca . Salvem o Baleal . Salvem Peniche e Sereis Salvos

Manuel Leonardo disse...

Por aqui os ataques nogentos deixam me em Paz de Espirito .

Por favor nao vejam isto como um direito a censura.
Mas aqui nao abusam . Porque sera ?!!!
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o porto de pescas ludicas e turisticas de Peniche.Reparem a ETAR ....

Bento Gonçalves disse...

nisto da arte moderna (incluida a arquitectura) acontece o mesmo que com a culinária: Chocolate não é pra Burros!