segunda-feira, março 28, 2011

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE

A aliança sadomasoquista entre a direita e a esquerda parlamentar portuguesa, acaba de comprometer toda e qualquer futura acção governativa para um melhor desempenho dos professores nas escolas, ao suspender toda e qualquer avaliação dos professores.
Estes e os seus anacrónicos sindicatos rejubilaram. Julgam os políticos de meia-tijela que ocupam espaços sentados na Assembleia da República que com isso ganham votos e eleições, fazendo com que o Partido do Poder perca uns e outras. Trata-se de uma vitória de Pirro se é que a cambada de deputados eleitos e que agora vão ser despedidos sabem o que isso é.
Os sindicatos e os professores estão como querem. Sem qualquer avaliação, dizendo à boca-cheia que a desejam. Serão avaliados administrativamente, e só pelo facto de terem estado empregados numa escola terão entre Bom e Muito Bom. E será assim que o nosso ensino irá percorrer os próximos tempos. Estes estúpidos deputados que agora fizeram isto, não sabem e nem sonham que a instalação de um sistema de avaliação com alguma coerência levará no mínimo 3 anos a montar e depois ficará sujeito às manifestações de rua e às greves consequentes até vir a ser aprovado em definitivo.
Queixam-se os professores (e os sindicatos) que este sistema de avaliação agora revogado não é formativo. Perguntemos aos profs se avaliam os alunos de forma formativa e aferida, os se a avaliação com que exercem a sua acção nas aulas não é de uma maneira geral, exclusivamente sumativa. E se isto tem nuances no ensino básico, não tenho qualquer dúvida que é o único sistema utilizado no Secundário. Isto é, não me faças a mim o que eu faço aos outros.
Acredito que o sistema agora revogado por quem teria o dever de cuidar da competência e da qualidade de ensino, tivesse defeitos. Que deveriam ser corrigidos. A obrigação era propor essas alterações e caso o Governo não as quisesse introduzir então fossem aprovadas como propostas de Lei. Enquanto isso não estivesse feito, manter-se-ia o sistema agora revogado e não se permitiria um vazio na Lei que só poderá conduzir ao laxismo e à incompetência.
Entrámos no regabofe completo. Por estas e por outras é que eu não encontro alternativas para o Governo do nosso País. E vou continuar a VOTAR EM BRANCO, que é a única forma que tenho de demonstrar desprezo pela classe política que nos governa.

Sem comentários: