segunda-feira, julho 18, 2011

COMO TEMOS VINDO A DIZER…
O jornal “Público” de ontem (2011/07/17), na sua secção de economia traz uma excelente reportagem sobre Estaleiros Navais em Portugal. Ilustra o artigo com duas amostragens sobre os EN de Viana do Castelo (parceria público/privada) e em oposição os EN de Peniche (totalmente privados).
No que se refere aos ENP refere números económicos animadores, fazendo-nos crer que existe nesta unidade industrial uma capacidade de crescimento francamente animadora para Peniche, a Região Oeste e o país.
É em iniciativas deste tipo sediadas no Concelho sejam de carácter rural, sejam de carácter industrial, que está a resposta à crise que nos avassala. Para além da necessária lucidez política que conduza a uma facilitadora mobilização de esforços, em função da criação de emprego e de mais-valias para Peniche e a região em que se insere.
As feiras, festas e romarias podem ser interessantes do ponto de vista popular. Mas a resposta substantiva que se exige a quem tem a responsabilidade de promover as dinâmicas do bem-estar económico e social, é a de ser solidário com o que criar essa capacidade sustentadamente.
O resto são fogos-fátuos que têm o seu impacto de forma casuística e temporária mas sem projecção no futuro.

Sem comentários: