terça-feira, julho 26, 2011

ÓDIO E MORTE
Confunde-me que países que se tornaram paradigmas de avanços civilizacionais importantes, como é o caso dos países nórdicos, sejam os mesmos países que são capazes de desenvolver no seu seio monstruosidades como é o caso agora da Noruega, ou já foi na Suécia ou na Holanda.
Parece que o ódio se alimenta de condições superiores de estabilidade económica. Não me espanta que fenómenos destes ocorram no continente americano. Afinal foi com violência e terror que se fundaram as suas nações. Os índios americanos não esquecem isso. Os afro-americanos não têm num horizonte tão longínquo assim os tempos da escravidão. Os incas ficaram mais pobres e com eles a Humanidade. África tem sido um barril de pólvora e de fome, alimentada nesse confronto pelas nações ocidentais mais desenvolvidas, visando obter dividendos das lutas fratricidas que fomentam. Os países árabes vivem das formas obsoletas e selváticas que desenvolvem em nome de quem não se pode revoltar contra esse abuso, para dominar os seus em primeiro lugar e depois todos os que deles se aproximam mesmo que com a intenção de colaborar no seu bem-estar.
Espanta que nações consolidadas na relação social e na sua capacidade de gerarem comunidades felizes e seguras, sejam capazes de serem confrontadas por alguns dos seus com tanto ódio contra os que lhes são diferentes. Sejam quais forem essas diferenças. E mais espanta que essas aberrações que passaram por escolas que são modelares, nunca tenham sido observadas como eventuais poços de maldade. Estranha-se que com um tão grande desenvolvimento social, não se tenha visto a tempo que monstros são gerados no seio dessas comunidades.
Afinal, nós que somos um país “ao calhas” temos entre nós libidinosos malfeitores sexuais, assassinos por impotência de juízos de valor, ladrões por necessidade ou por maldade. Mas não temos este refinamento de ódio contra a humanidade no seu todo, na sua diversidade.
Antes ser um país pobrezinho e de folgados que um país rico e de gente auto-suficiente.

Sem comentários: