quarta-feira, julho 20, 2011

VESTIR
À falta de melhor, jornais e TVs têm feito de uma directiva da interna da Universidade Católica, assunto de 1ª Página. Decidiu o órgão directivo dessa escola que os alunos e as alunas deverão apresentar-se vestidos de forma adequada.
Aquela escola tem no seu “curricula” dos melhores professores que leccionam neste país e os seus alunos são normalmente dos 1ºs a serem chamados quando toca a questões de emprego. A escola confere formação na área da economia, da gestão e do direito entre outras e não consta que seja uma escola onde se compram cursos. A escola procura preparar os seus alunos conferindo-lhes conhecimentos científicos de nível elevado, atitudes cívicas que os promovam com cidadãos de corpo inteiro, formação integral que os prepare para o desempenho das mais diversas funções numa perspectiva cristã.
Ah! E estava-me a esquecer, trata-se de uma escola privada que se faz pagar com valores acima da média para o pacóvio meio universitário português, e só a frequenta quem está em condições de a pagar(a), e quem está de acordo com os seus princípios e as suas regras.
É pois francamente estúpida e fora do contexto a afirmação de uma aluna (?) daquela escola que entrevistada dizia que era um crime contra a sua liberdade não se poder vestir como queria. Se eu fosse director daquela escola e a dita “menina” fosse de facto lá aluna, acreditem que lhe recusaria a sua matrícula no próximo ano lectivo.
Também é interessante verificar como são estúpidos e burros os entrevistadores das TVs públicas e privadas, que se manifestavam com vontade de perguntar a “quem de direito” que tipo de roupa é adequada para frequentar a Universidade Católica. E chamo-lhes estúpidos e burros porque sei que eles sabem o que é roupa adequada quando fazem entrevistas para os seus patrões ou quando desempenham funções como pivots. É o bom senso que determina o que é adequado.
Os valores e os comportamentos adequados são factores educativos não negociáveis. É isto que a UC nos está a dizer e que deveria ser extensivo à escolas públicas nacionais, sem precisar de figurar em nenhuma directiva, nem em nenhum regulamento interno.
Ir para a escola como quem vai para a praia, pode ser uma forma de roupa adequada para quem trabalha na TVI, e eu estou ansioso para ver o José Alberto de Carvalho apresentar o Telejornal de chinelos e calções. Mas a UC tem todo o direito de dizer que naquela escola não o é. Se os jornalistas não percebem isto, nem sequer merecem ser jornalistas. Se os alunos têm dificuldades em compreender esta directiva, então também não merecem ser alunos da Universidade Católica.

2 comentários:

jorge saldanha disse...

Gostei desta postagem! Já vi este filme em qualquer lado e lembro-me das fortes censuras a que foi sujeito! Enfim...estudar, ser aluno de uma Escola, não é propriamente o mesmo que ter o 5º ano de praia. Jornalista não entende?

jorge saldanha disse...

Aditamento ao comentário acima: Depois de ouvir o noticiario da RTP, onde se dizia que os ministros para "baixarem" os "gastos" nos gabinetes, deixavam as gravatas em casa para poderem assim poupar no consumo de energia, "baixando" o ar condicionado... se calhar teremos mesmo...o Jose Alberto Carvalho a apresentar o telejornal de calção e chinelos e ainda para aproveitar ao máximo a energia electrica levará para o estudio uma cadeira de praia para "aproveitar" os ultra-violeta e "tomar" um bronzezinho.