quinta-feira, novembro 10, 2011

NOTÍCIAS DO HOSPITAL DE PENICHE

Na passada 2ª Feira, estava eu a tomar a bica habitual depois de almoço com a minha mulher, quando entrou espavorida na pastelaria uma “criatura” que num tom de voz muito alto, em contraste com a figura que pretendia representar, exclamou: “-Pronto. Agora é que é. O Hospital está cheio de Deputados e é já amanhã que as Urgências vão fechar. Em Peniche fecha tudo.” Quase que acreditei. Afinal a pessoa tem alguns contactos visto que se movimenta na área dos serviços públicos.
Fiz o que era a minha obrigação. Fui informar-me junto de quem de direito para falar sobre a matéria, que me reafirmou que o boato tinha origem numa notícia já velha de alguns anos sobre encerramento de Urgências e que a de Peniche, dado o volume médio de atendimentos teria sido excluída dessa possibilidade. Não iria fechar na 3ª Feira nem nos tempos mais próximos. Muita coisa teria de ser alterada para que isso pudesse vir a acontecer.
Assim cai por terra mais um boato.
Quanto aos Deputados em visita ao Hospital, transcrevo na integra a informação da Lusa sobre esse assunto:
“Torres Vedras, 09 nov (Lusa)- Os deputados do PS eleitos por Leiria querem saber se o Ministério da Saúde encerra a urgência do Hospital São Pedro Telmo, em Peniche, ou vai cumprir o protocolo assinado em 2008 com o município e avançar para obras. Os deputados João Paulo Pedrosa e Odete João, eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, pretendem também saber, através de um requerimento entregue esta semana na Assembleia da República, "para quando estão previstas as obras de adaptação" para aí criar uma unidade de cuidados continuados, previstas no protocolo."O trabalho em rede no Centro Hospitalar Oeste Norte [hospitais de Peniche, Caldas da Rainha e Alcobaça] permite ganhar sinergias e prestar melhores cuidados aos doentes?", perguntaram ainda os deputados parlamentares. No âmbito de uma jornada dedicada ao Serviço Nacional de Saúde do Grupo Parlamentar do PS, os dois deputados visitaram na segunda-feira o hospital de Peniche, onde verificaram que as obras de três milhões de euros, previstas em 2008, não foram efetuadas. Por outro lado, concluíram que "os hospitais de Alcobaça e Caldas da Rainha estão em rutura de instalações, o que se traduz em dificuldades na prestação de cuidados aos utentes", percebendo assim que Peniche pode servir de unidade complementar, mantendo a urgência básica, alargando aí o serviço de ortopedia de Caldas da Rainha e funcionando como unidade de cuidados continuados. O eventual encerramento da urgência do Hospital de Peniche chegou a ser equacionado em 2007 pelo anterior Governo depois de o relatório da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências ter incluído Peniche no mapa das urgências a encerrar. Na ocasião, os argumentos apontados pela autarquia convenceram o Ministério da Saúde, que veio a assinar um protocolo, garantindo a manutenção da urgência e investimentos na unidade”.

Não parece merecer a pena acrescentar o que quer que seja. Boateiros de Peniche e afins inventai outra.

Sem comentários: