quarta-feira, novembro 02, 2011

PROFISSÕES DE DESGASTE RÁPIDO
No passado domingo, o DN entrevistou Ticha Penicheiro a propósito do diferendo que separa os basquetebolistas dos empresários das Ligas, nos EUA. Ticha Penicheiro que se encontra neste momento a jogar na WNBA, tem 37 anos e justifica as posições dos jogadores face ao aumento de proventos que pretendem, com o facto das competições desportivas a determinado nível, serem de desgaste rápido.
Quero dizer em primeiro lugar que nada me move contra a basquetebolista portuguesa que muito aprecio. Nem sequer acho que ela ganhe demais. Nem ela nem ninguém que pratique qualquer actividade desportiva e que pertença ao TOP. Se ganham o que ganham é porque assim lhes pagam. Eles seriam parvos se recusassem. E se lhes pagam o que pagam, é porque os empresários e as empresas desportivas rentabilizam os seus “activos”, fazendo-os arrecadar em receitas lucros astronómicos. Eu fico de mal comigo mesmo quando chama “activo” financeiro a uma pessoa, mas foi assim que o mercado os designou e hoje já ninguém considera torpe essa designação.~
Bom mas porque é que se pagam transferências de centenas de milhares de euros (ou dólares) e porque é que se pagam verbas obscenas de ordenados a esses profissionais? Porque eles representam vitórias, vitórias são campos cheios e verbas ilimitadas a entrarem nas sociedades desportivas. E porque os locais em que essas sociedades actuam, são dirigidas por políticos que consideram os grandes jogos como entrada de dinheiros nos cofres públicos de forma directa ou indirecta. São os políticos que negoceiam verbas dos estados para construção de infra-estruturas desportivas que servirão para os eventos na mira do lucro fácil. E que não tendo retorno poderão representar a falência de associações, empresas e todos os que vivem nessa dependência. E em última análise porque os adeptos sonham como suas as vitórias dos jogos não jogados ainda, mas de que não duvidam se tiverem os melhores de entre os melhores pagando-lhes por isso.
É assim que nas 1ªs ligas de qualquer modalidade desportiva profissional os ordenados dos seus artistas são de centenas de milhares. E mesmo que isso aconteça só durante 10 anos, os valores anuais auferidos representam aquilo que 85% da população mundial nunca auferirá em toda uma vida de trabalho. Nomeadamente em outras profissões de desgaste rápido como mineiros, trabalhadores agrícolas, pescadores, mergulhadores, trabalhadores das plataformas petrolíferas, que o que ganham num ano equivale a pouco mais de um grão de areia.
Os desportistas de alta competição, não ganham muito porque têm uma profissão de desgaste rápido. Isso é ofender todos os desgraçados que contraiem as mais mortíferas doenças nos trabalhos que executam a troco de nada. Eles ganham muito porque fazem parte de uma indústria poderosíssima, que os rentabiliza e deles exige o máximo porque disso depende os lucros de que eles poderão ser os principais obreiros. E se geram milhões, têm direito a uma parte deles. Mas não me venham dizer que é por ser uma profissão de desgaste rápido. Tenham dó. Recebem porque têm direito. Mas não apelem a sentimentos baratos para se justificarem. Nem eles próprios nem os outros merecem isso.

Sem comentários: