segunda-feira, junho 25, 2012

2 PESOS 2 MEDIDAS

Uma noticia quase em rodapé na 1ª página de ontem do DN, informava os leitores de que um bebé de 2 aninhos, teria falecido num acidente numa piscina privada em casa de família. O meu primeiro pensamento vai para aquela vida que se perdeu. Depois para a família em geral que estará sofrendo de forma inimaginável e muito particularmente os seus pais. Posto isto vamos ao que me trouxe a esta notícia:
Fui ver o “Correio da Manhã”, o jornal das desgraças, misérias, mexericos e podres da vida alheia, e não vi na 1ª página nenhuma notícia sobre esse assunto. Foi então que comecei a pensar sobre qual seria a 1ª página desse pasquim se este menino tivesse ido a uma piscina no âmbito de uma actividade de período de lazer, promovido por um Jardim de Infância ou de uma creche e como consequência disso um acidente mortal tivesse ocorrido, por mais Educadores de Infância e de Auxiliares que tivessem sido mobilizados para dar apoio a essas crianças.
Ninguém põe em causa o amor daquela família pela infeliz criança, tal como ninguém deveria colocar em causa o empenho e profissionalismo dos trabalhadores do ensino que por vezes são envolvidos em acidentes com crianças. Mas são os primeiros a serem julgados e condenados pelos ‘opinion makers’ e por quem os ouve e lê ou vê. E todos os pais sabem que basta olhar para o lado por qualquer razão, para um menino ou uma menina de 2 anitos nos “passar a perna” e acontecer um qualquer problema.
O que trago à reflexão é que merece a pena analisar as coisas e verificando-se que houve negligência de quem tem crianças a seu cuidado, seja penalizado. Mas só nessa altura e como resultado de uma análise justa dos factos.

Sem comentários: