quinta-feira, junho 28, 2012

MAIS NOTÍCIAS DA LUSA
SAÚDE/OESTE: CALDAS DA RAINHA, TORRES VEDRAS E PENICHE PREPARAM MARCHA EM DEFESA DOS HOSPITAIS

«Caldas da Rainha, Portugal 27/06/2012 11:40 (LUSA)
Temas: Saúde, Hospitais, Iniciativa popular
Caldas da Rainha, 27 jun (Lusa) – As populações de Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha vão unir-se, no dia 07 de julho, numa marcha simultânea nas três cidades em defesa dos respetivos hospitais, numa iniciativa da Plataforma Oestina das Comissões de Utentes da Saúde.
“Queremos mobilizar o maior número de pessoas, porque existe uma preocupação comum a todo o Oeste de que a reorganização e da fusão [dos hospitais] não resulte em diminuição do acesso aos cuidados de saúde”, disse à agência Lusa António Curado, da comissão de utentes das Caldas da Rainha e da Plataforma Oestina das Comissões de Utentes de Saúde.
A iniciativa, agendada para as 21:00 de 07 de julho, sábado, vai decorrer em simultâneo nas três cidades cujos hospitais a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) pretende fundir num centro hospitalar único para todo o Oeste.
A fusão tem sido contestada pelas populações e movimentos cívicos, que se opõem ao encerramento de valências nos respetivos hospitais.
Num folheto que está a ser distribuído aos habitantes, a Plataforma considera que “a situação que se vive na região Oeste é alarmante” e que é necessário “parar imediatamente com o esvaziamento de condições de funcionamento a que têm sido sujeitas as diferentes unidades hospitalares”.
As preocupações da Plataforma aumentaram depois de a ARSLVT ter revelado, no dia 12 de junho, que remeteu ao Ministério da Saúde a proposta definitiva da reforma hospitalar da região Oeste, datada de maio deste ano, “sem que tenham sido ouvidas as comissões ou as autarquias”, disse António Curado.
O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, assegurou, em março, que nenhuma decisão seria tomada sem ouvir os municípios.
“Não queremos particularizar as questões de um ou outro concelho, porque se trata de um problema transversal, e pretendemos ser ouvidos na procura de uma solução global”, explicou António Curado.
Segundo a ARSLVT, a proposta aponta para a concentração do serviço de cirurgia no hospital de Torres Vedras, devendo Torres Vedras e Caldas da Rainha assegurar a cirurgia de ambulatório.
A pediatria deverá manter-se em Torres Vedras e Caldas da Rainha, enquanto a maternidade e a urgência médico-cirúrgica funcionará nesta última cidade. A decisão de encerrar a urgência básica de Peniche é remetida para a futura administração hospitalar.»
DYA/(FYC).

Sem comentários: