segunda-feira, junho 11, 2012

DIVERSOS

1. O valor da divida
Aqui há mais de uma dezena de anos, em conversa com um autarca de quem sou amigo ainda hoje, pese embora o facto de nos colocarmos em lados opostos nas barricadas políticas, dizia-me numa conversa em que discutíamos o endividamento da CMP, que não o assustava legar dividas para o futuro se em contrapartida ficasse obra feita.
Passado pouco tempo um outro autarca meu afim politicamente na altura, dizia-me que o seu propósito não seria nunca eliminar no todo ou em parte as dividas que tinha recebido em herança. Deixaria exactamente as mesmas. É claro que não só não foram as mesmas, como em desespero de causa aumentaram para maiores montantes com o receio de perder as eleições o que de facto se veio a concretizar. O mesmo se passa com os actuais residentes. Vão ampliando os “calotes” para deixar obra que lhes garanta o poder mais algum tempo, visto que é inevitável acabarem por perder e o ciclo irá repetir-se até à exaustão dos cofres. Mesmo que o que fique sejam paredes a corroerem-se como as da futura Biblioteca, ou do edifício António Bento e tantos, tantos outros sejam eles de bairros sociais ou outros. Até que um dia o futuro se perca irremediavelmente porque não vai haver dinheiro nem para pedir uns acordes à Fanfarra dos Voluntários. Lá nos encontraremos todos e quando em Peniche se ouvir uma grande gargalhada, serei eu lá do túmulo, a rir e a dizer que bem avisados foram todos vós.

2. Festa de Nª Srª da Boa Viagem
Recebi um destes dias um pedido de informação do amigo Raul que me acompanha de Espanha querendo saber a data da Festa da Boa Viagem que ele sempre que pode acompanha. Como não me enviou o mail a única possibilidade de resposta que me resta é esta, embora vá contra os princípios orientadores do Blog. Mas como as regras são para serem quebradas pela excepção, aqui vai a informação: Este ano realizam-se de 4 a 7 de Agosto. São sempre no 1º sábado de Agosto e estendem-se até à 3ª feira seguinte.

3. Portugal no Euro
Aconteça o que acontecer à equipa das quinas, já cumprimos os objectivos a que nos candidatámos. Participar. Não seremos nunca melhores nem piores que os outros. Seremos nós mesmos, com as nossas capacidades, com os nossos sonhos e ilusões, com os nossos desaires e os nossos velhos (de séculos) hábitos de tudo ser um motivo para festa. O que francamente não suporto é ver alguns frustrados que não são capazes de fazer nada de meritório, colocarem-se em bicos de pés para denegrirem o trabalho e o esforço dos que deveriam merecer o respeito de todos: os Artistas. Os que assim procedem merecem o meu escárnio e o meu vómito.

Sem comentários: