sexta-feira, junho 22, 2012

COISAS DE HOJE E DE ONTEM
Coisas de hoje é a notícia da Lusa que envolve Peniche, sardinhas e contestação:
«Pesca: Lisboa e Peniche com cordões humanos no fim de semana contra excessos
Lisboa, Portugal 21/06/2012 12:34 (LUSA)
Temas: pescas, Ambiente, Políticas ambientais, Recursos naturais


Lisboa, 21 jun (Lusa) – O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vai servir de cenário no sábado a um cordão humano em forma de peixe para protestar contra os excessos na pesca, numa iniciativa internacional à qual se juntam cinco organizações portuguesas.
No domingo, um cordão humano e uma sardinhada com o mesmo objetivo estão agendados para o recinto junto aos Bombeiros Voluntários de Peniche.
A organização geral é da OCEAN2012, que junta 160 organizações para “transformar a política europeia de pescas” e lançar o alerta de que “a sobrepesca está a esvaziar os mares de peixe”, lê-se num comunicado divulgado hoje pela organização.
“Acabar com a sobrepesca ou a pesca acabará”, resume a associação de organizações, que realiza no verão as Semanas Europeias do Peixe para apelar ao fim da pesca excessiva, das “práticas de pesca destrutivas e assegurar uma exploração justa e equitativa de stocks saudáveis”.
As cinco organizações portuguesas envolvidas são a Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios, o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), a Liga para a Protecção da Natureza, o Observatório do Mar dos Açores e a Sciaena - Associação de Ciências Marinhas e Cooperação.
Na página oficial da OCEAN2012, faz-se o convite às pessoas para organizarem o seu próprio evento ou participar nas atividades via internet, nas redes sociais.
PL.»

Aqui há mais de uns 50 anos atrás, andavam o Paulo Portas, o Passos Coelho e a Conceição Crista a fermentarem nos ovários das respectivas mãezinhas, Governava então este país um sacristão chamado Salazar que acolitava um tal de Cerejeira, a pesca abundante e variada dava a Portugal em geral e a Peniche em particular um ar de prosperidade no que a esta indústria diz respeito que nunca mais conheceu tempos desses.
Nos idos de 50 e 60 do século passado, os mais sabedores instituíram um período que de designava de defeso em que existia proibição total de pescar certas espécies. Como era um período de tempo alargado, já não me recordo se 3 ou 3 meses, e sem Segurança Social que lhes valesse, as famílias dos pescadores que viviam exclusivamente dessa arte, empenhavam os bens que adquiriam no “tempo das vacas gordas”, ou entregavam-se a tarefas de sobrevivência. Era um período em que não havia direito à Saúde e portanto morria-se mais, a instrução era para os filhos dos que mais tinham, porque os outros estavam condenados ao insucesso.
Ao que parece, em 60 anos as coisas não mudaram assim tanto.

Sem comentários: