quinta-feira, junho 21, 2012

OH TEMPO VOLTA PARA TRÁS

Já vi este filme. Antigamente era cinemateca portuguesa que passava em réprises. Agora com os “cacos” velhos e conservadores que tomaram conta do país, as coisas estão a retomar tempos em que a economia de sacristia fazia sentido. Não estou a falar do SNS, nem do encerramento de tribunais. Nem do fim dos subsídios aos trabalhadores do estado e pensionistas. Não estou a falar dos novos códigos de trabalho. Não falo de uma economia gerador de núros de desempregados só comparáveis ao que existia na idade média. Falo daquilo que permite aos ricos e poderosos dominarem o mercado de trabalho e gerarem novas multidões de escravos. Estou a falar de Educação. E curioso é quem tão exigente aparece agora com este sector, sejam aqueles que tiraram licenciaturas da treta em Universidades de pacotilha.
Mas como assim é, não quero deixar de dar o meu contributo trazendo aqui à coacção algumas páginas ilustrativas da tabuada escolar, publicada pela “Papelaria Fernandes, SA” que agora está em fim de vida, mas que com esta reedição, (quem sabe?) poderá regressar aos seus tempos de esplendor. Alguns exemplos vão-se seguir, se quiserem posso emprestar este livrinho para uma venda maciça nos nossos estabelecimentos de ensino. Sai mais barato que ensinar Rendas de Bilros.
~~
 E agora a cereja no topo do bolo. Os dez mandamentos do bom aluno que quanto a mim deverão ser incluídos por decreto do "Prior do Crato" e do "Abade Cavaco" no Regulamento Interno das Escolas. E já agora mudem o nome do Ministério. De Educação regressem ao nome da Instrução. Vejam o primor do último verso e digam lá que não tenho razão.

1 comentário:

magda disse...

Descobres cada coisa Zé Maria.....muito giro. Bjs.