sexta-feira, julho 05, 2013

DIGNIDADE

Na fase final do último mandato de Mário Soares como PR, o então 1º Ministro Aníbal Cavaco Silva, a propósito das dificuldades do convívio com o presidente dizia para a sua clientela do PSD e do CDS, com ar velhaco: “Nós tudo faremos para que o Sr. Presidente termine o seu mandato com dignidade”.
Mais recentemente num dos seus últimos livros com discursos, o actual PR manifestou a sua indignação pelo facto de que o então 1º Ministro José Sócrates não o teria informado de aspectos relevantes da governação do país. Considerou mesmo essa atitude uma humilhação inconcebível.
Quando tomou posse no seu 2º mandato o actual PR fez um discurso de ajustes de contas com o 1º Ministro José Sócrates, como nunca nenhum político antes os depois em regimes democráticos um político ousou fazer.
Nas comemorações do 25 de Abril do corrente ano o actual PR ousou disponibilizar-se ao actual governo para tudo o que fosse necessário. Abdicou do estatuto de árbitro para poder alinhar em uma das equipas.

Como o tempo altera tudo… Soares e Sócrates a esta altura rir-se-iam do que está a ocorrer em Portugal se, como patriotas que são, não estivessem desfeitos com o rumo a que esta gente conduziu o nosso país. O nosso povo no alto da sua sabedoria costuma dizer: “que atrás de mim virá quem de mim bom fará”. Mas nem os mais cépticos poderiam imaginar o que nos esperava. É demasiado mau para ser verdade.
Onde a dignidade que se oferecia aos outros? Onde a nobreza de carácter? Onde a capacidade, a responsabilidade, a competência e a visão de futuro?

Somos a escória da Europa.

 

Sem comentários: