segunda-feira, outubro 28, 2013

MALHAS QUE O IMPÉRIO TECE…

Quando me contaram do resultado das eleições para a Mesa da Assembleia Municipal de Peniche desatei a rir à gargalhada. Recordei aquilo a que assisti a primeira vez que participei naquele órgão autárquico. O PSD foi a força política mais votada. A poucos votos e em 2º lugar ficou o PS. Em terceiro lugar e a uma grande distância ficou o PCP. Em 4º e último lugar ficou o CDS. Então existia uma coligação de vontades e de facto entre o PSD e o PCP. Como resultado dos acordos preparados o PSD tal como lhe competia (por ter ganho) ocupou a Presidência da Assembleia Municipal e, espanto dos espantos o PCP ocupou a Vice-Presidência e o CDS com um único eleito ocupou o lugar de Secretário da Mesa. Repito, tudo isto com o beneplácito do PCP, a troco de uns dinheiros para o seu vereador a meio tempo e da sua adesão ao que fosse fundamental para o PSD local e os seus “utilizadores”.
Recordei agora uma série de adágios populares que se aplicam à actual situação. “Como semeares, irás colher”. “Quem boa cama fizer, nela se deitará”. “Quem mata com ferro, com ferro morrerá”. “Olho por olho, dente por dente”. E tantos mais aplicáveis. O PCP está agora a engolir o fel que despejou ao longo dos anos.

Auguram-se dias tenebrosos para o Concelho de Peniche. Sem maioria na Câmara e na Assembleia Municipal prevejo um futuro negro para o PCP no município de Peniche. Não tenho dúvidas que a grande maioria das suas iniciativas serão boicotadas pela coligação latente entre o PSD e o PS. Resta acrescentar que a situação terrível que se prevê para Peniche, com o combate de comadres que se avizinha, é da única responsabilidade do PCP. Não tivessem os seus responsáveis no executivo anterior tido um comportamento de afastamento das pessoas que lhes cumpria defender e hoje poderiam continuar no seu lugar de conforto. A área social foi completamente ignorada. Os trabalhos vários que deveriam dar um maior conforto ao concelho, foram esquecidos. Tudo foi ignorado a troco de umas fugazes aparições televisivas que já ninguém recorda.

Mas não ficaria completamente em paz com a minha consciência se não dedicasse algumas linhas aos representantes do PSD e do PS na Assembleia Municipal. Tenho para mim que só “gentinha” sem carácter político e cívico se pode sentir bem por tendo perdido as eleições se comportar como se as tivesse ganho. Não sei o que pensará a pessoa que presidir à AM e aos seus acólitos da Mesa, no exercício das suas funções, mas decerto se for inteligente saberá que o seu lugar é a prazo e só foi conseguido mercê de um artifício barato e inútil. Deste PS que em Peniche para aí saltita não espero nada. Mas no PSD local existia uma ou outra pessoa a quem atribuía valores humanos e de comportamento cívico à prova de bala. Enganei-me. Grande e frustrante foi a minha desilusão.

Sinto-me feliz por ter votado em branco.      

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Contradizer'se outra vez ?
Eu posso mostrar-lhe que ja se esqueceu . O sr. disse e escreveu-o:
Vou por a cruzinha no partido da minha Aninha !! Em quem e' que havia de votar ? ... Nao me deixam escrever no meu fielamigodepeniche.blogspot.com mas nao sera para sempre .
Ca estarei para dizer verdades que muitas pessoas nao gostam . Troca tintas nao !!!...
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada