quinta-feira, outubro 24, 2013

NO TEMPO…

Em 1974 foi Abril. Abriram-se as portas das prisões. Jornalistas e escritores reaprenderam a escrever. Os soldados voltaram para as suas mães, mulheres, namoradas e irmãs. Os hospitais abriram as suas portas a todos pobres e ricos. A falta de trabalho deixou de ser um pecado. E as crianças a quem os professores deixaram de agredir para aprender, entravam nas escolas com um sorriso nos lábios e um sonho para cumprir. Não mais os ramais de caminho-de-ferro e a falta de livros foram razões para chorar. A pedra e a pena na sacola de linhagem passaram à pré-história. Todos podiam frequentar a escola e quem tivesse mais dificuldades recebia apoio que os permitisse aprender sem o estômago vazio. As crianças deixaram de ter de faltar à escola para ir trabalhar numa ajuda solidária à economia de sobrevivência das famílias. Não mais roubar peixe na ribeira. Não mais pedir pelas ruas e fazer filas ao sábado à porta dos ricos para a esmola habitual. Não mais as crianças filhas de pai incógnito e não mais pessoas perseguidas por serem diferentes e pensarem de forma diferente.
Nas décadas seguintes ficaram os slogans que exaltavam estas conquistas. “25 de Abril Sempre”. “O Povo Unido jamais será Vencido”.

Até que os cravos murcharam. O elogia da República deixou de ser a 5 de Outubro. E 1 de Dezembro não mais cantou a libertação do jugo estrangeiro. Deputados dizem que Abril é uma história sem sentido e os mais altos magistrados e responsáveis da Nação ofendem e atentam todos os dias contra a Constituição que juraram defender e acatar. Fecham escolas e hospitais. Voltaram as sopas dos pobres. E de novo para ir ao médico é preciso dinheiro que falta para comer. Os jovens são obrigados a exilarem-se e ter ambição depende da riqueza dos pais lá em casa. Ter casa deixou de ser um direito para passar a ser um luxo. De novo regressaram os tempos da II Grande Guerra com a existência de senhas para ter acesso a bens essenciais.

Que parte desta história é que vocês não perceberam?   

Sem comentários: