segunda-feira, outubro 21, 2013

O PREÇO DA HONRA

Ontem ouvi e fiquei perplexo. O Sr. Que tem o cargo de PR em Portugal diz que vai calcular o que no seu entender são os custos maiores para o país, Se enviar o OE para o Tribunal Constitucional correndo-se o risco deste Órgão o inviabilizar, ou, não o fazer mesmo que entenda que as normas são contra a constituição para não impedir o actual governo seguir o rumo que traçou.
É sabido por todos a origem político-partidária do actual PR. Como é sabido as artimanhas que urdiy para provocar a demissão do governo PS. É sabido que contribuiu como ninguém para diminuir a dignidade do anterior 1º Ministro. É sabido o ódio de estimação que nutre pelo fundador do PS e as coisas que diz para o tentar humilhar.
Para o actual PR a constituição tem um preço. Eu não me recordo de ouvir isso aquando do juramento que ele fez comprometendo-se a defender a Constituição. É sabido que o PE é o 1º Magistrado da Nação. Seria a ele quem cumpriria prioritariamente defender os Tribunais e o Direito.

Assusta-me pensar que tudo isto tem um preço. Assusta-me pensar que estou perdendo o respeito pela dignidade do cargo de PR. Assusta-me pensar que na recta final da minha vida perdi todo o encanto pelo país onde nasci. E pela causa pública. Sinto-me frágil e infeliz porque estou a perder as referências de dignidade que uma nação contém. Estou a tornar-me apátrida. Exilado sem país.

Sinto-me a mais no meu país.

1 comentário:

Farelhão disse...

Tal como tu, também me sinto estrangeiro neste país. E, como cantava o Zeca,
"...sou estrangeiro,
não sou ninguém.
Na flor queimada,
na cinza fria,
nunca se passa uma noite bem".
Há muitos anos atrás, o Jorge de Sena sentiu o mesmo e disse-o de forma emocionada:
"Esta é a ditosa pátria minha amada.
Não, nem é ditosa porque o não merece,
nem minha amada, porque é só madrasta
nem pátria minha, porque eu não mereço
a pouca sorte de ter nascido nela".
Pois é, Zé. Uma vergonha que nos cobre a todos, os que ainda temos espinha e que nos recusamos à "formatação mental".
Um abraço