quinta-feira, outubro 26, 2017


48 anos depois

ELEIÇÕES DE 1969
É verdade. Precisamente há 48 anos eu estava na tropa na Trafaria. E neste dia foram as eleições a que a CDE e CEUD, grupos oposicionistas ao Estado Novo, aproveitando a pouca abertura que o regime na altura permitia surgiram para contestaram a ditadura. A CDE com ligações ao PCP. A CEUD com ligações ao Partido Socialista.
Aqui no Distrito de Leiria também apareceu um grupo oposicionista que se apresentou às eleições. Os principais nomes que aparecem a dar a cara são os que lá figuram no cartaz. Fui à Internet tentar ver a memória que ficaram desses homens. De alguns não restam quaisquer referências. De outros, sobretudo na Wikipédia fui encontrar registos de que vos deixo o que de mais relevante encontrei para a data que hoje se assinala.
- Vasco da Gama Fernandes

Terminada a licenciatura, Vasco da Gama Fernandes optou logo pela advocacia. Por razões familiares, fixou-se em Alcobaça e depois em Leiria, onde teve escritórios. Embora centrada em Leiria, a sua advocacia estendia-se por todo o país, acabando por determinar a sua transferência para Lisboa, em 1971. Em 1973 estaria entre os fundadores do Partido Socialista. Em Abril de 1975 seria eleito deputado, por Leiria, pelo PS, à Assembleia Constituinte, da qual foi vice-presidente. Eleito deputado nas legislativas de 1976, foi o primeiro Presidente da Assembleia da República, entre Julho de 1976 e Outubro de 1978. Concomitantemente, chefiou diversas missões parlamentares internacionais. Participou activamente nas duas campanhas eleitorais à Presidência da República a que concorreu Ramalho Eanes.




- José Henriques Vareda

Candidato a deputado em 1969 e 1973 pelas listas da CDE, veio a ser após o 25 de Abril, vereador com o pelouro cultural na Câmara da Marinha Grande nos anos de 1976 e 1977 e membro destacado da Assembleia Municipal marinhense de 1986 até ao fim da sua vida. A faceta humana e política do Dr. José Henriques Vareda fez com que o seu escritório se transformasse num verdadeiro ponto de apoio para todas as actividades políticas contra a ditadura, do mesmo modo que a sua porta e bolsa sempre se abriram para apoiar presos políticos, desertores da guerra colonial, movimentações estudantis e todo o tipo de acções de carácter político antifascista, sem qualquer discriminação. Figura vibrante de orador oposicionista, ficaram na memória de muitos antifascistas as mais ardorosas palavras contra a guerra colonial, em tempos em que o assunto só, timidamente, era abordado pelos democratas. Na sua multimoda actividade social teve sempre papel de grande relevo o seu devotamento à cultura e ao associativismo.

 

- Sérgio Ferreira Ribeiro

 

- Aguinaldo Espada Santos

 

- Jorge Nogueira Silvestre 


- Henrique Neto (Lisboa, 27 de Abril de 1936)


Anunciou a sua candidatura às eleições de 2016 para presidente da República em 23 de março de 2015,[1] tendo apresentado como seu mandatário nacional o ex-Ministro das Finanças Luís Campos e Cunha e tendo na comissão de honra figuras como o ex-presidente do CDS-PP José Ribeiro e Castro e o líder da Esquerda Cristã, Cláudio Anaia.

 

Sem comentários: