terça-feira, outubro 03, 2017


PENICHE – AUTÁRQUICAS 2017

A VITÓRIA

A vitória cabe sem sombra de quaisquer dúvidas a Henrique Bertino.

E essa vitória tem várias vertentes.

Desde logo os valores da abstenção que diminuíram significativamente (7,52% - 2212 eleitores). Não temos dúvidas que esse facto se deve à erosão que os diferentes partidos provocaram nos eleitores, com discursos semelhantes e desgastados. Também o número de votos Brancos e nulos desce de forma signifivativa o que nos diz alguma coisa.

Sempre falando do que prometem vir a realizar mas sem nunca terem dado provas da sua capacidade de trabalho em favor da comunidade.

O Bertino é (era) o exemplo vivo e comprovado da sua capacidade de assumir os seus compromissos com as pessoas, executando-os. As pessoas sobretudo na Cidade deram conta das suas capacidades de trabalho. Isso levou-o a uma aceitação transversal de todo o eleitorado independentemente das suas convicções pessoais, políticas, laborais ou religiosas.

Depois cabe a explicação desta vitória eleitoral à estrondosa derrota do PCP. Derrota da sua análise e das suas escolhas. No rescaldo da noite eleitoral Jerónimo de Sousa à boa maneira do PCP atribuiu às pessoas que votaram o erro de não ter escolhido os candidatos do PCP. Pelo menos no Concelho de Peniche foram as estruturas regionais e centrais do PCP que erraram na sua análise. Não foram os eleitores que escolheram mal. Foi o PCP que escolheu mal. De facto o PCP para a Câmara Municipal passa de uma votação em 2013 de 4535 eleitores para 1898 eleitores em 2017. Não podem ser 2637 cidadãos que estão errados e meia dúzia de iluminados do comité central que estão certos.

Também a perda de 2202 eleitores para a Assembleia Municipal tem que significar alguma coisa, ou então estamos todos malucos em Peniche e o único com juízo é o camarada Jerónimo em Lisboa. Na Freguesia de Peniche a perda do PCP é ainda mais significativa. Em 2013 recolhe 2808 votos e em 21017 são 851 eleitores que votam PCP.

Os números são o que são. Duros e incontornáveis. O Henrique Bertino dedicou toda a sua vida à acção sindical. Não usa gravata, não tem um discurso fluente, não é fotogénico, dá erros a escrever e mora no Peniche III. Este é o Presidente de Câmara que os Penicheiros escolheram e que o PCP nunca se apercebeu que existia no nosso Concelho.

Visto que está o lugar onde da vitória do Henrique Bertino nestas eleições é bom que falemos do futuro. Do que todos nós esperamos dele e da sua equipa:

- Queremos que use como meio de acção o seu programa de candidatura.

- Que continue a circular na rua.

- Já agora que plante árvores no nosso Concelho

- Que daqui a 4 anos apresente um desdobrável com aquilo com se comprometeu e não cumpriu.

Se assim fizer, estou feliz por ter votado em si.

Já agora um abraço grande, carinhoso e amigável às equipas da Atouguia da Baleia e de Ferrel que não conseguiram atingir os seus propósitos. 

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns para o Henrique.
Votos de sucesso, sendo que o sucesso dele será o sucesso de Peniche.