quarta-feira, outubro 04, 2017


PENICHE – AUTÁRQUICAS 2017

O ASSIM ASSIM

Um bom resultado que não chegou para a vitória no acto eleitoral. Refiro-me como é óbvio ao PPD/PSD. Num momento de desastre eleitoral do PSD a nível regional e nacional, no Concelho de Peniche o seu número de eleitores sobe em todas as Freguesias rurais e na cidade, cifrando-se essa subida em 1131 votos o que no universo de Peniche não deixa de ser um número significativo.

Também para a Assembleia Municipal esse valor sobe mas num número mais reduzido de eleitores. Mas atendendo a que este Órgão Autárquico ainda está para justificar a sua existência ao fim de 40 anos de democracia, essa subida menos acentuada não tem importância de maior.

O PSD apostou em caras jovens e num modelo de difusão das suas propostas mais em linha com a actualidade. As redes sociais foram um painel de amostragem das suas iniciativas e propostas o que vem em linha com a juventude dos seus candidatos. Tenho para mim que o PSD não consegue no entanto fugir aos seus tiques próprios o que o torna difícil de aceitar para um certo número de eleitorado do Concelho. Outro dado relevante é que pela primeira vez a eleição do Presidente da Câmara Municipal não ficou subordinada à votação da zona rural do concelho até porque se verifica hoje a mudança de residência de muitos habitantes da Cidade para a zona rural. Este factor que tenderá a acentuar-se vai inevitavelmente condicionar as votações autárquicas e obrigará os candidatos a terem em atenção este fenómeno.

Facto é que o PSD desenvolveu uma campanha digna e sem muitos dos “truques” que lhe eram habituais. Não pode fugir às condicionantes sociais e politico/religiosas em que se refugiou ao longo dos anos mas isso são contas de outro rosário que irão levar o seu tempo a atenuar-se e mesmo a desaparecer.

 O futuro dirá se este partido consegue superar as suas idiossincrasias habituais. 

Aos novos que se perfilam arreganhadamente nas estruturas locais do partido laranja recordo que desde 74/75 este tem sido uma máquina trituradora de boas vontades e boas intenções. O PSD é um partido de poder que cilindra os fracos, os ingénuos ou os incautos. Ao longo dos anos de vida que levo já vi surgirem muitos jovens cheios de ambição, de vontade e de alegria, querendo ser a nova face daquele partido. Alguns com quem travei grandes e instrutivos debates e de quem ainda hoje sou amigo. Todos com imensa vontade de se tornarem o farol político de Peniche. Embora se mantenham social democratas, ninguém sobreviveu à máquina do PSD. Veremos quem sobrevive nos próximos 4 anos e se de novo são atirados alguns quantos às feras, ou se sobrevive algum dos que agora se voluntariaram para serem trucidados.      

 

Sem comentários: