quarta-feira, outubro 11, 2017


VALEI-NOS S. ANTÓNIO
Finalmente este ano visitei a igreja de S. Pedro depois das intervenções que nela foram feitas. Desde logo abomino a escadaria exterior que substitui a antiga na parte frontal da igreja.
Já o mesmo não direi do acesso lateral à igreja que se tornou extremamente facilitador para as pessoas de uma certa idade ou com problemas de locomoção.
No interior da igreja nota-se o restauro e a renovação. Surpresa foi para mim o Santo António, que me disseram ter sido restaurado. Não conheço a história da imagem mas estou tentado que ma contem.
 Desolação enorme senti ao ver que os confessionários antigos desapareceram. Admito que estivessem deteriorados. Admito que hoje tenham caído em desuso. Mas faziam parte de um época que sem referências irá ela própria fugir às pessoas. Noto também a falta de textos explicativos sobre as imagens e os ícones religiosos. Sobre as pinturas.
A igreja de S. Pedro foi reabilitada. Não a senti no entanto mais acolhedora. Mas isso terá se calhar mais a ver com as razões que me levaram agora lá (ver), em detrimento das que anteriormente me moviam (a fé).  

Sem comentários: