terça-feira, janeiro 30, 2018


O BAÚ DA MINHA AVÓ

O baú da minha avó Guilhermina é um pouco como o baú do Fernando Pessoa. Sempre que o abro encontro coisas novas. Ela nasceu e viveu até casar com o meu avô na Rua Vasco da Gama, perto da loja de peixe que o pai tinha na Ribeira.

Depois já na casa que mandou construir com o meu avô foi acumulando livros, recordações e elementos importantes para a sua vida de doméstica e rendilheira.

Um dos elementos que compunham o seu viver era a religião católica com as missas, novenas e orações ao santíssimo sacramento. Tudo lhe servia para compensar um marido agnóstico e republicano.

Entre o que encontrei está um livro que ela levou com ela quando casou, de orações para as “VEZITAS”  ao santíssimo sacramento e a Maria santíssima com data de impressão de 1850, vão lá pois mais de 160 anos.

Trago aqui hoje algumas imagens desse livro de orações que me surpreendeu pela filosofia hermética em que amarrava os crentes.






 

Sem comentários: