segunda-feira, outubro 28, 2019


A AVALIAÇÃO É UM ESTADO DE ALMA: - SINTO-ME FELIZ

O XXII Governo Constitucional decidiu incluir no seu programa uma decisão que será controversa qb para uns quantos, ser interdita a reprovação de alunos no Ensino Básico (até ao 9º ano).

Há mais de 30 anos que advogo esta medida. Não sendo decisão dos diferentes governos, que fosse das escolas pelo seu Projecto Educativo. Esbarrei sempre numa oposição feroz, pela parte em primeiro lugar dos professores e depois das próprias inspecções pedagógicas.

Para os professores a expulsão da sala de aula e a reprovação constituíram sempre o último recurso para a imposição da sua autoridade.

A partir de certo tempo aquilo que constituía anualmente um trabalho de estudo, “A AVALIAÇÃO EM ACTIVIDADE DOCENTE” passou a ser completamente banido das actividades anteriores ao inicio do ano lectivo. Para mim é claro porquê. Se os professores nunca consideraram prioritária a sua própria avaliação, temiam o contrassenso de estudar a avaliação de alunos.

Existiam mesmo alguns professores que faziam das suas reprovações (que passaram eufemisticamente a designar-se por retenções), as suas medalhas de qualidade como professores. E os encarregados de educação consideravam essas retenções como coisa natural e pedagógica. Pois se os filhos nem sequer queriam estudar como aceitar que eles transitassem de ano?

Poucas (raríssimas escolas) discutiam ao longo do ano lectivo e das férias dos alunos, modelos alternativos para a retenção. Aceitou-se que a solução seriam aulas de extensão curricular nas disciplinas onde se verificavam lacunas na aprendizagem, mas orientadas pelos mesmos professores e segundo os modelos já usados na sala de aula. Isto é passou a haver mais do mesmo e sem que os resultados se alterassem.

Pediam-se relatórios e mais relatórios que ninguém lia e tornavam-se os professore escribas do desastre anunciado.

Esta medida resolverá os problemas do insucesso escolar? Creio que não porque eles prendem-se com os problemas da comunidade em que está inserida. Prendem-se com a Formação de Professores.

Julgo que merece a pena pensar nesta medida como forma de criar Homens e Mulheres úteis à sociedade e solidários com todos.

 

 

Sem comentários: