segunda-feira, outubro 07, 2019



OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES DE ONTEM (6/10/2019)
Evolui muito desde 1975. Nessas primeiras eleições acreditava utopicamente que o meu MDP/CDE iria ser um partido com óptimos resultados dada a sua participação na restauração da Democracia em Portugal. Apanhei aqui a minha primeira grande desilusão. A partir daqui já não tive grandes choques. Quase sempre voto em quem não ganha. Mas ao menos tenho consciência disso e portanto as minhas desilusões não são muito grandes.

Aqui no distrito de Leiria continuo no entanto a surpreender-me. Pela negativa. Interrogo-me sobre o que pensam determinados partidos políticos sobre os seus resultados. Nomeadamente o PCP e o PS:

Será que eles se interrogam sobre a razão que faz o PSD resistir mais aqui que por exemplo em Viseu? Em boa verdade este distrito (o de Leiria) é que mereceria o título de cavaquistão. Aqui o PSD resiste a todas as hecatombes que o PSD sofre. E no entanto eu nunca vi da parte do PSD uma aposta em termos de desenvolvimento ou de empreendorismo tão acentuada como vejo noutros distritos. Leiria sendo um distrito litoral sofre de todas as doenças dos distritos do interior. Aqui existem fortes correntes populares, culturais, e laborais que são deixadas ao abandono. Aqui mora o Mosteiro da Batalha, o de Alcobaça. Caldas da Rainha e as suas faianças. Marinha Grande e o que foi a indústria do vidro. Que hoje deveria ser retomada dada a poluição do plástico. Existe no Distrito de Leiria uma compenente religiosa ímpar no nosso País e representada pelo Santuário de Fátima. Os vinhos do Bombarral. As maçãs de Alcobaça. O já morto e arrefece Pinhal de D. Diniz. As cenouras de Ferrel. Existe uma costa produtora de peixe com qualidade reconhecida a nível nacional e internacional. E no entanto o que é que os Partidos políticos investiram neste distrito? Somos filhos do que a terra nos deu e não temos mais do que isso. Não somos uma unidade. O Norte desconhece o Sul do distrito e o sul não reconhece Leiria como centro de desenvolvimento regional.

Em termos políticos não existe mais nada para além do que não nos chateia. E dos projectos pessoais. Não temos gente que se importe senão consigo própria. Temos o nosso umbigo e o dos outros que se lixe.

Dir-me-ão, a que propósito estás aí a falar sobre o Distrito de Leiria quando as eleições foram nacionais. Respondo porque foi aqui neste distrito, no meu distrito, que nada mudou. Aquilo que as estruturas nacionais querem saber sobre a razão de ser, parece-me ser nada. O PCP quando quer ver um dos seus porta fora, manda-o concorrer por aqui. O PS nacional aceita o que aqui se passa desde que não chateiem o Largo do Rato. Quanto ao PSD está bem e recomenda-se.

Eu cá ganhei. O meu partido (OS BRANCOS) continua a crescer e vai ser uma força nacional no futuro.    

 

Sem comentários: