quarta-feira, outubro 02, 2019


CAMIONETA – AUTOCARRO – BUS
As palavras, tal como as pessoas, mudam. O título em epígrafe até nestas coisas simples o demonstra. Quando eu era pequenino existiam duas empresas de transporte de pessoas, da ilha para o continente. A empresa “João Henriques dos Santos” com sede em Torres Vedras que tinha como ponto de chegada e partida a Praça Jacob Rodrigues Pereira, passando posteriormente para o Largo 5 de Outubro num espaço onde hoje funciona a Agência Rico. A outra empresa era os “Capristanos” com sede em Caldas da Rainha. Esta última tina o seu lugar de embarque e desembarque de passageiros também na Praça Jacob, acabando por alugar à família de José Maria Oliveira um estabelecimento onde hoje se situa a firma “Trappus”.
Nesse tempo o que tínhamos eram camionetas que nós dizíamos à maneira penicheira, “caminetas da carreira”.
Passados anos a firma de “JHS” viria a desaparecer e a empresa Capristanos deu lugar à empresa “Claras”. Também o local de embarque e desembarque de passageiros se alterou. A garagem passou a ser no Largo Bispo de Mariana num espaço entretanto demolido para vir a dar lugar (?) a mais um espaço de imobiliário. Com estas mudanças todas também a designação se alterou para Autocarros.
Com a formação de grupos económicos as empresas de transportes de passageiras foram aglutinadas em “Redes de Expressos” e passou a designar-se por RN do Oeste. Foi quando surgiram os “BUS” com comodidades e modernidades nunca sonhadas anteriormente, e um terminal (deixou de ser uma garagem) com condições que nunca puderam existir nos tempos do Luciano e dos que o antecederam.
Aguardo com paciência as alterações que virão a seguir.
 
 


Sem comentários: