terça-feira, setembro 04, 2007

ACIDENTE TRÁGICOA notícia apanhou de surpresa todos os que são de Peniche, aqui trabalham na Câmara Municipal ou nos Serviços Municipalizados, ou são amigos da família da infeliz trabalhadora da ETAR de Peniche localizada no Cabo Carvoeiro, que hoje de manhã pelas 10h e 20min foi encontrada já sem vida num dos tanques de arejamento daquela estação.
A CMP constituiu uma Comissão de Inquérito para apuramento das circunstâncias em que o acidente se verificou e deu instruções para ser prestado apoio à família da acidentada.A todos os familiares da vítima deste trágico acidente, presto a minha mais sentida homenagem de condolências.

Lisboa, Portugal 04/09/2007 17:30 (LUSA) Temas: Acidente (geral), Autoridades locais
Peniche, Leiria, 04 Set (Lusa)-

O corpo da mulher que caiu esta manhã dentro de um dos tanques de arejamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Cabo Carvoeiro, em Peniche, foi já esta tarde resgatado e levado para a morgue.
"Procedeu-se à utilização de uma maca de resgate e respectivos imobilizadores, dois bombeiros desceram ao tanque devidamente equipados com máscara, aparelhos de respiração e fatos apropriados, procedeu-se à colocação da vítima na maca que foi elevada com recurso a cabos" relatou à Lusa o coordenador da protecção civil municipal, Humberto Machado, depois de várias horas de espera pelo esvaziamento do tanque e pela retirada das lamas.
A operação envolveu 12 bombeiros e três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Peniche.
A Câmara de Peniche vai criar "uma comissão independente para avaliação das circunstâncias em que ocorreu o acidente, para apuramento de responsabilidades", além de outros procedimentos legais, informou a autarquia num comunicado enviado à comunicação social. Também a Inspecção-Geral do Trabalho esteve no local e deverá abrir um inquérito para apurar as causas do acidente.
O Município, proprietário da ETAR, lamentou o incidente e disponibilizou de imediato apoio psicossocial à família da vítima.
O acidente de trabalho ocorreu logo pela manhã: após entrar ao serviço às 08:00 horas, a técnica, de 41 anos de idade, estava a recolher amostras de água residual e ter-se-á desequilibrado entre as 08:30 e as 09:00 horas. Meia-hora depois, após detectado o seu desaparecimento, foi dado o alerta de que poderia ter caído de uma altura de 4,5 metros para dentro de um dos tanques de arejamento, acabando o corpo por ser avistado já sem vida.
A funcionária trabalhava para a Sisaqua, uma empresa privada de sistemas de saneamento básico, com quem os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da autarquia têm um contrato desde 2003 para a manutenção e exploração da ETAR, que trata os esgotos domésticos e industriais da cidade de Peniche.

Sem comentários: