quarta-feira, setembro 05, 2007

A ESCOLA DO FILTRO De vez em quando e por razões que nos enchem de satisfação, apetece-nos falar de algumas coisas. De entre elas destaco hoje a Escola do Filtro. A Escola nº 2 da cidade de Peniche. E escola que foi da minha mulher e da minha filha. A escola do tracoma. E escola dos meninos e das meninas de Peniche de Cima. Onde Peniche houve o nome. A escola do pessoal do Forte da Luz e do Bairro dos Pescadores. A escola dos filhos do Bairro do Calvário.
Por todas as razões que têm que ver comigo, com os Penicheiros de Peniche de Cima e com o Património Histórico e Humano que o Filtro congrega, a Escola do Filtro tem marcas indeléveis que nenhum de nós quer ver, sequer esfumarem-se no tempo. Falámos aqui das obras que ali decorreram. 75 000 contos em dinheiro penicheiro como diz um amigo meu. As obras acabaram e eu pedi para visitar a escola no dia em que o empreiteiro a entregou à Câmara Municipal. São as fotos que hoje publicito. Com alegria. Com orgulho. A “nossa” Escola do Filtro, aí está resplandecente de orgulho no seu novo fato domingueiro. Que mais 50 anos de idade lhe povoem as memórias. E que os filhos dos meus filhos sintam tanto orgulho nela como eu. Aos seus professores, alunos e funcionários desejo muitos votos de felicidades pessoais e profissionais.

Sugiro que no próximo fim de semana, já que o Boletim Meteriológico informa que estará o céu coberto de núvens, uma visita à Escola do Filtro. Creiam que merece a pena e ao mesmo tempo, servirá para encher o ego e sentirmos orgulho de sermos de Peniche.

Sem comentários: