quarta-feira, novembro 14, 2007

INCOMPREENSÍVEL
Duas notícias de ontem deixaram-me mais parvo do que já sou habitualmente. A primeira abriu os Telejornais de todas as televisões e foi manchete de alguns jornais: O piloto do helicóptero que teria caiu no combate aos incêndios recentes, não teria experiência no desempenho de tal actividade.
Nem sequer me vou dar ao trabalho de discutir o conteúdo da notícia. O que para mim é de loucura é que isto seja a notícia mais importante do dia. Com tantos problemas graves que o país atravessa, esta é a que importa sublinhar. Se assim é este país vai realmente bem e o Sócrates tem razão em tudo o que diz e faz.
A outra notícia que ouvi foi a da atribuição do Prémio Anual de Professores que ontem teve lugar. O presidente do Júri é o Dr. Daniel Sampaio que afirmou a certa altura: “Só quem não percorre as Escolas não vê o desânimo que se instalou. A falta de motivação, o medo.”
Há dois ou três dias dissemos isto mesmo aqui neste blog. Daniel Sampaio não é propriamente um agente da oposição a denegrir o esforço desenvolvido pelo Governo. É uma pessoa séria e intelectualmente honesta. O 1º Ministro e a Ministra da Educação fizeram orelhas moucas a este alerta. Fizeram mal. Estão a destruir o capital de confiança que muitos portugueses neles depositaram. É pena quando se perde por falta de honra e de capacidade de corrigir o que de errado se está fazendo.
Mas que importa isto? Importante mesmo é a falta de treino dos pilotos.

Sem comentários: