quinta-feira, novembro 08, 2007

A VITÓRIA DO CIMENTO ARMADO
O PSD nacional propõe um pacto de regime ao PS por 10 anos, na área dos investimentos públicos, no qual seria incluído o novo Aeroporto e o TGV (comboio de alta velocidade).
Não é difícil perceber as implicações de tal aliança. O que for construção civil de milhões ou de milhares de milhões, passará com o branqueamento dos dois principais partidos portugueses. E as “luvas” oferecidas a um e outro terão como resposta não uma fiscalização efectiva, mas sim um encolher de ombros ou um fechar de olhos, porque se uma vez será para um, logo a seguir beneficiará o outro.
E quem se opuser a esta Santa e Trágica Aliança? Será cilindrado! O resto que sobrava de algum pudor está a esboroar-se e a cair.
Assim é que não me espantará se em Peniche no dia de amanhã, PSD e PS acertarem agulhas e decidam concorrer em listas conjuntas para a Autarquia. O PCP é um “corpo estranho” que se introduziu na alternância democrática entre a R. Alexandre Herculano e a Av. do Porto de Pesca.
Vejo como única dificuldade o PSD engolir o Jorge Gonçalves. Mas não é nada que meia dúzia de Kompensans não resolvam. E é perfeitamente possível estudar um conjunto de ofertas que tornem aliciante aceitar a aliança.
Eu sugeriria o 2º e o 4º lugar da lista para a Câmara a atribuir ao PSD, sendo que este partido teria a presidência da Assembleia Municipal. O PPD/PSD não pode estar com muitas exigências porque está em queda desde a saída do João Augusto.
E que diabo!!! O prazer de correr com o PCP logo a seguir ao 1º mandato, vale bem o frete. Diferenças ideológicas não existem. A generalidade dos militantes de um e outro partido sabem lá o que isso é. O prazer de voltar ao Poder ainda que seja um poder pequenino, vale bem a pena. E devem ter ficado alguns compromissos por cumprir para quem não estava à espera de ser derrotado.
Temos é que arranjar uma designação para a Lista Candidata. Sugiro: “Democratas por Peniche”. Dá a entender que os candidatos do PS e do PSD são democratas, logo os outros não são. Por Peniche, porque quem não estiver aqui incluído é contra Peniche.
Estou danadinho para que seja este o caminho que vão assumir. É preciso ter consciência de que outro qualquer não levará à queda do PCP.
A mim não têm de me pagar nada pela sugestão. É de graça.

Sem comentários: