sexta-feira, novembro 30, 2007

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIAS DO MAR
No passado dia 26 de Novembro foi inaugurado o novo edifício da ESTM de Peniche. Foi um processo que se arrastou por muitos anos. Teve êxito porque encontrou uma pessoa fortemente empenhada neste processo. O Dr. Luciano de Almeida, Presidente do IPL.
Algumas coisas recordo neste processo. As guerras PS/PSD porque os segundos constituíam a Escola no papel sem nunca lhe terem atribuído verbas para o seu funcionamento. As críticas ao primeiro porque nunca fez nada para activar a Escola eram constantes. Recordo uma tarde da década de 80 e num seminário no CENFIM/FORPESCAS, o então putativo director da Escola, declarava mesmo que iria responsabilizar o PS por nada ter feito para criar e por esta a funcionar. Até hoje ainda não vi esse professor reconhecer publicamente que estava enganado nos seus juízos.
Recordo a negociação para entrega à Escola para lá funcionar, das antigas instalações do Colégio Atlântico. Recordo as negociações com a Igreja para a troca de terrenos que permitissem a construção do edifício agora inaugurado. Recordo a entrega sem ambiguidades do Engº Luís de Almeida para que tudo se fizesse com a maior celeridade. Ele terá sido convidado para a inauguração? Fotos tiradas do site da ESTM
Lamento que o 1º Ministro, não viesse dar o seu aval a esta inauguração. Ele que se diz tão empenhado no desenvolvimento tecnológico do nosso país. Lamento que o Presidente da República não tenha participado neste evento. Ele que ainda há pouco tempo esteve no Algarve a apoiar e a incentivar o aproveitamento do nosso Mar. E ele foi aliás que deu o pontapé de saída para a Escola que agora celebra uma nova etapa no seu desenvolvimento.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Dr. Mariana Gago, foi quem teve a oportunidade de poder beneficiar da lufada de ar fresco que constitui esta Escola, localizada num sítio ímpar.
Muita coisa ficou pelo caminho. Muita gente ficou esquecida. Importante é o tempo que se segue. Espero que docentes e discentes, possam merecer o que agora com tanto esforço lhes é dado para trabalharem.

1 comentário:

Papel e Lápis disse...

Apenas uma correcção: ESTM significa Escola Superior de Tecnologia (e não Tecnologias)do Mar.