segunda-feira, dezembro 10, 2007

A CARTA QUE EU NÃO ESCREVI

Meu caro João Paulo Teófilo:

Li algures, que tinhas sido nomeado(?) Presidente da Comissão Política Concelhia do PS local. Presumo que isso se deve ao facto do anterior presidente ter tido que se demitir. Não é um cargo para que tenhas sido eleito directamente. Se o fosses, eu tinha sido convocado para essas eleições.
Portanto o meu raciocínio é cartesiano. Não que se houvesse eleições e fosse convocado comparecesse. Mas esse é um problema meu. Eu se voto ou não é um assunto que só a mim diz respeito. Mas adiante…
Presumo também que vais ser um Presidente da Comissão Concelhia por encomenda. Até às eleições que irão decidir quem é o próximo candidato do PS à CMP. Nos intervalos entre eleições autárquicas, qualquer um serve para o cargo. Por isso lamento que sejas tu quem segue na lista.
Quando na década de 80 fiz a minha aproximação ao PS foi quando te conheci. Disse então a muitas pessoas que a minha (re)aproximação à vida política só por te conhecer já tinha valido a pena. Foste das grandes surpresas que a política me trouxe. Um indivíduo de Peniche, com uma inteligência notável, um arguto sentido político e uma capacidade de entrega às tarefas partidárias como poucas vezes vi. Tornei-me teu amigo e muitas vezes me serviste de apoio quando eu me sentia mais fragilizado pelo dia a dia das questões autárquicas.
Sempre esperei que tu fosses cada vez mais o futuro do candidato do PS à Autarquia. Mas muita coisa se passou desde que eu me afastei do PS local. Se calhar tu já és outro, e eu é que continuo cheio de ilusões. O teu desempenho nesse cargo agora, não augura nada de bom para quem como eu conhece o funcionamento por dentro dessa máquina de fabricar apoios sempre no mesmo sentido. Espero bem estar enganado. E que rápidamente constituas de novo, um capital de esperança para o Concelho de Peniche.
teu
Zé Maria

Sem comentários: