terça-feira, dezembro 18, 2007

REGRESSO A LISBOA
Resolvido o problema do modem aqui volto à blogosfera com histórias canalhas que vou vivendo.
O fim de ano é altura das revisões. Ainda há poucos dias fui ao cardiologista. Agora retomei os caminhos da capital para me deslocar ao Hospital Pulido Valente, onde fui operado ao cancro do pulmão. Ao que parece está tudo bem e o caranguejo estúpido foi mesmo extirpado.
Depois de receber a sentença de que só lá teria que voltar em Maio do próximo ano, eu e a Anita metemos pés ao camino para fazer mais umas compras de Natal. Optámos pela Baixa/Chiado. Descemos no Martim Moniz e afundámo-nos nas lojas de chineses e indianos. Engraçado como tudo se modificou naquela zona. Somos de facto um país de acolhimento. As raças que naquela zona se cruzam dão para fazer uma caderneta das “Raças Humanas” à moda antiga.
Enquanto a Anita percorria aquele mundo multicor eu entrei na capela da Senhora da Saúde. Fui conhecer a igreja e a imagem que só tinha visto na TV. E agradecer à santa de todos os lisboetas (minha também, porque andei por lá uma dúzia de anos), as boas notícias que tinha tido umas horas antes. Estava eu a apresentar-me junto ao altar quando me lembrei de tirar uma foto para registar o momento. Saquei da máquina e faço um clik com o zelo prévio de ter eliminado o flash. Assustei-me. Vindo não sei de onde surge um curador da capela que em altos gritos me repreendia veementemente. Dizia ele que não se podia tirar fotos. Quem estava a rezar deixou de rezar. Quem não me conhecia ficou a conhecer. Senti-me pertencente à máfia da noite Lisboeta. Fugi da Capela com um pedido de desculpas à Senhora da Saúde e vim para a rua, encher-me de Paz depois de ter cometido o maior crime que a Mouraria ultimamente tinha assistido. Fiz as pazes comigo mesmo quando cheguei a casa pondo-me a ouvir o Marceneiro.
A Maria Cavaco Silva “está feita ao bife” se convocar a imprensa quando for vestir a santinha mais popular de Lisboa.
Aqui vai a prova documental do meu crime malandro, na Mouraria.

Sem comentários: