quinta-feira, dezembro 20, 2007

COMPRAS DE NATAL
O encanto das compras de Natal não está só em entrar numa loja e comprar o que se quer. Está no antes. No movimento de pessoas nas ruas e nas lojas. Está em descobrir o que se quer comprar exactamente para aquela pessoa.
Este conjunto de acções: saír de casa, percorrer montras, entrar em lojas, vasculhar, até se poder soltar o EUREKA, é o verdadeiro encanto. Digam o que disserem eu maravilho-me em Lisboa. Já não é só o que descrevi. É o ambiente esfusiante da cidade. As decorações das montras. A cidade em si com os seus monumentos edificados e humanos.
Para mim particularmente que faço do livro e do disco, o objecto prioritário das minhas escolhas, ir pelo Rossio, subir ao Chiado e entrar nas inúmeras livrarias que por ali se vão sucedendo, é motivo para me sentir no melhor dos mundos. A Portugal, a Bertrand, a Sá da Costa e agora também a Fnac, são um atentado ao meu pudoão um atentado ao meu pudor.
Lisboa torna-se então o que não posso encontrar em mais algum lugar. Depois, no fim, comer um pastel de bacalhau e um copo de vinho branco, numa daquelas tascas que a ASAE persegue, torna-se o corolário de um dia em plenitude. E quando subo a rua Augusta para apanhar o Metro, encontro na vendedeira de flores a minha cúmplice. Os outros não existem. Escondo-os de mim mesmo. Sou eu, a cidade, as minhas compras e a mulher em que me fixei. Um Bom Feliz e Santo Natal.

Sem comentários: