quinta-feira, dezembro 27, 2007

MANHÃ DE NATAL
Por uma questão de sensibilidade ou de velhice, ou as duas coisas juntas, não me canso de falar do Natal. Afinal de contas é prefeível do que falar do Sócrates ou do “pantomineiro” do Menezes.
Este ano acordei cedo como em quase todas as manhãs de Natal de que me lembro. Tomei banho e em seguida sentámo-nos à mesa para tomar o pequeno almoço. A minha mulher fez do pequeno almoço das manhãs de Natal um ritual. Café e sonhos feitos pela minha sogra. Acabado o repasto e depois de ajudar a Anita na preparação do almoço, saímos para a rua à procura dum sítio que estivesse aberto para beber uma bica.
Este é o ritual de sempre. Eu a Anita e a Maria em busca dum café. Percorremos várias ruas em busca do tal sítio.Lá encontrámos o “Café dos Pescadores” aberto. Fomos buscar a minha sogra e a minha cunhada. O almoço de 25 de Dezembro tem que ser com todos nós. Foi então que descobri uma coisa que me encheu de angústia: -Não havia meninas na rua com bonecas, ou a empurrar carrinhos com bonecas. Não havia rapazes com carrinhos. Ou com bolas novas. Não se viam crianças na rua com ar de quem está todo contente com a visita do Pai Natal, ou com os milagres do Menino Jesus, vestindo aquelas roupas novas que as avós sempre pôem nos sapatinhos.
E foi disso que me queixei à minha família. Não vejo crianças na manhã de Natal. A minha filha mais arguta e com uma perspectiva mais contemporânea que a minha retorquiu: - Pai! As prendas de ntal agora são Computadoras e PSPs.
E foi assim que a tecnologia matou mais uma tradição…

Sem comentários: