terça-feira, janeiro 20, 2009

OBAMA
Aqui estou eu, aos 64 anos de idade, depois de ter atravessado tantos percursos, ansioso por ver a tomada de posse de um negro como Presidente dos Estados Unidos.
Ao vivo e com o mesmo grau de ansiedade, assisti à chegada do Homem à lua. Ao derrube do Muro de Berlim. Ao 11 de Setembro. À invasão do Iraque. À abertura do Concílio do Vaticano II. À libertação de Nelson Mandela. Em todos estes acontecimentos posso dizer: -eu estive lá.
Recordo livros que li, “A Tentação Totalitária”, “Crimes de Guerra no Vietnam”, “Da Democracia na América” entre outros, e pelo que vi e pelo que li, pergunto a mim mesmo que Povo, que Nação, é capaz de se refundar com tanta velocidade, em tão pouco espaço de tempo, constituindo nessas mudanças o ódio e a esperança, a raiva e a glória, o desprezo e a ternura, como os Estados Unidos.
Aqui vou estar eu preso à TV para poder dizer mais uma vez que eu vi um negro tornar-se Presidente da mais poderosa Nação do Mundo, sendo esse facto e essa pessoa ao mesmo tempo parte da esperança do Mundo tal como o concebemos hoje.
E apesar dos crimes hediondos que os EUA têm cometido em todo o mundo, eu quero desejar a este Presidente votos de muitas felicidades. Sei que o seu desempenho vai ser feito de avanços e recuos. Mas espero que quando termine o seu mandato o Mundo se tenha tornado mais habitável e a humanidade mais feliz.
São os meus votos para o seu desempenho.

Sem comentários: