segunda-feira, abril 13, 2009

A DEMOLIÇÃO DO PRÉDIO
…no Largo Bispo de Mariana onde durante muitos anos se fixou o estabelecimento do Sr. Emídio da “A Social”, trouxe-me de novo a necessidade do poder executivo da Câmara Municipal (seja ele exercido por quem for) iniciar de uma vez por todas uma atitude de transparência sobre o que se vai fazendo por cá em termos urbanísticos.
A minha sugestão é que em zonas sensíveis do concelho, obras que envolvam a demolição de imóveis e a construção de novos empreendimentos sejam ilustradas por um croqui em perspectiva do que se vai edificar, com a sua integração no espaço que lá se encontra já desenvolvido.
Fazer esta sugestão é um bocado pregar no deserto. Tal como a existência de um quadro onde se escreva de forma legível (e que o tempo não apague) quem mandou construir, quem é o responsável pela obra e o que se vai fazer e o prazo previsto de construção. E as consequências para o desvirtuamento do que está previsto devem ser afixadas no local.
O projecto de urbanização no Adro da Ajuda é um exemplo claro da necessidade disto mesmo.
Ninguém é inocente nisto tudo. Alguns crimes que se cometeram no concelho de Peniche talvez tivessem sido evitados. Mas será que estamos prontos para lidar com os munícipes com transparência? Eu pecador me confesso.

Sem comentários: