quinta-feira, abril 16, 2009

SINTO-ME PORTUGUÊS E EUROPEU
…perfeitamente assumido. Sinto-me parte deste continente, da sua cultura e das suas idiossincrasias. Revejo-me nos seus escritores, na sua música e na sua pintura. Revejo-me nas raízes das suas línguas e sinto-me parte integrante da História da Europa. Claro que não esqueço os seus podres. Não só as suas lutas fratricidas, como tantas injustiças que espalhou ao longo de séculos por onde se foi afirmando, tantas vezes à custa da miséria que provocou entre os povos que oprimiu. E ser português não me isenta desta vergonha. Pelo contrário, até a acentua.
Mas para além de tudo isto tenho orgulho em ser português e europeu.
Vem esta confissão a propósito das eleições europeias que se aproximam. Não me esqueço de que o actual Governo Português e o seu Primeiro-Ministro não me permitiram votar para uma constituição europeia. Cobardemente sonegaram ao povo português a capacidade de decidir, porque recearam que se votasse negativamente. Por esta e só por esta razão, demiti-me da minha filiação partidária no PS e disso aqui fiz referência na altura.
E recuso-me a avançar a culpa desta decisão só no Sr. Engº José Sócrates. Ele é só um vaidoso que o tempo vai acabar por apagar. A carneirada que com ele votou esta decisão não é menos culpada. E se o PS está a desenvolver este tipo de atitudes colectivas eu nem quero estar por perto.
Não faria sentido que tendo-me revoltado por não me deixarem votar, eu agora não fosse a votos. Vou lá descarregar a minha presença.
E PARA AS ELEIÇÕES EUROPEIAS VOU VOTAR EM BRANCO.
Não contribuo para ninguém. Em alguns porque não acredito neles. Noutros porque não seria capaz. Até a mão me caía. E noutros porque se não me querem europeu de corpo inteiro, então governem-se sem o meu apoio.
E com esta declaração de vontade, dou por finda a minha participação na “cegada” que se aproxima.

Sem comentários: