sexta-feira, abril 03, 2009

A MENTIRA A QUE ME DEDIQUEI…
de alma e coração no passado dia 1 de Abril, suscitou-me para além de um sorriso de bem humorado, algumas reflexões sobre o que são as juntas de freguesia numa pequena cidade como Peniche.
Existe uma competição a que não posso chamar salutar entre elas que por vezes é caricata e noutras infantil. E quanto menos significativa são as fronteiras geográficas e a população que servem, mais surge a tentação de os seus representantes se colocarem em bicos de pés.
Não quero referir exemplos concretos porque as pessoas entendem mal a critica. Colocam-lhe um acento pessoal. E a mim não me apetece passar tempo a justificar o que não tem necessidade de ser justificado. Todos conhecemos casos em que nos parece estúpido dizer que esta ou aquela acção são dirigidas a uma Freguesia em particular. Dizer a uma senhora de idade que não pode ir num passeio a que vai uma amiga que mora na porta em frente do outro lado da rua, é estúpido e injusto.
Sei que o facto de por vezes serem Presidentes de Junta pessoas de partidos políticos diferentes, não ajuda a eliminar fossos. E que o facto da Assembleia Municipal em vez de ser um lugar de encontro de vontades se tornou uma arena de vaidades pessoais, ainda acentua mais essa divisão.
Com este cunho, quem fica a perder é a cidade de Peniche e a sua população. E cada vez somos mais uma caricatura daquilo que deveríamos efectivamente ser.

Sem comentários: