sexta-feira, outubro 02, 2009

HONRAR O QUE NOS É LEGADO
Os hipócritas atiram atoardas para o ar convictos de que os ouvem. E de momento isso até é verdade. Mas com a mesma velocidade com que tentam apagar a nobreza do que nos é legado, assim eles próprios são esquecidos.
Vem isto a propósito do falecimento da Professora Amélia Lacerda. Que durante décadas trabalhou na Escola Industrial e Comercial de Peniche e depois na Escola Secundária. Professora de História, natural de Peniche, trabalhou com sucessivas gerações de filhos desta terra.
Confrangedora a última homenagem que lhe foi prestada. A Escola Secundária não o fez como era seu dever. Porque não quis. Porque não compreendeu o sentido da valoração de um tempo sem o qual, os dias de hoje não eram possíveis.
Falam-me de que os jovens não lutam por valores, nem pelo seu património intelectual. Mas somos nós quem os tem que mobilizar para esses ideais. Ou então só o que é imediato se torna possível.
Se as Escolas não reconhecem valores a defender quem poderá transmiti-los aos jovens? A frieza com que é encarado o desaparecimento dos Mestres, empobrece o futuro. Mais preocupados com o que é superficial, não temos a certeza do que nos espera e não lutamos para que as memórias se revivam na honra que prestamos aos que nos deixam.

Sem comentários: