sábado, outubro 10, 2009

PRÉMIO NOBEL DA PAZ
Dizem que hoje é dia de reflexão para as eleições autárquicas que amanhã irão decorrer em todo este rectângulo e asuas adjacências.
Falar em Barack Obama e do Prémio Nobel que lhe acaba de ser atribuido é uma redundância. Já tudo foi dito. Mas ficaria mal comigo próprio se não me associasse a esta onda de carinho e de esperança que varre o mundo perante este homem singular.
E é aqui que estou a violar o período de reflexão. Ao falar deste afro-americano que chegou a Presidente dos Estados Unidos da América estou a reforçar a ideia do que deve ser um político. E permite estabelecer comparações com o que nos rodeia a nível local, regional e nacional.
Os xenófabos encapotados ou não estão a estas horas a envenenar-se na sua prória raiva. Afinal um preto, como um brasileiro ou um cigano pode ser um Homem de Paz e exemplar para o Mundo. E é então que os imbecis não percebem porque é que lhe foi atribuído o Nobel da Paz. A ele que despertou universalmente tanta concórdia e um tão grande despertar da consciência colectiva que deve estar sempre presente nas atitudes da Humanidade.
É fácil ser ameaçador quando se dispõe de um tal arsenal bélico como aquele que os EUA dispôem. Dificil é ser um arauto da Paz.E pronto já que violei o período de reflexão publico também um desenho publicado no jornal espanhol "El País" e feito pelo humorista desse jornal. Penso que é de uma oportunidade e simplicidade extraordinárias, mas que reúne todo o simbolismo deste Nobel da Paz.

Sem comentários: